Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: RESISTÊNCIA MICROBIANA NA PRÁTICA CLÍNICA
Full text access
EP-198 - PREVALÊNCIA DE CARBAPENEMASES NAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM 2023
Visits
43
Rômulo Pereira Santos, Lourival Rodrigues Marsola, Gabriela da Costa Justino
Hospital Universitário João de Barros Barreto, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A resistência microbiana (RAM) é uma das maiores preocupações e desafios globais da saúde pública nas últimas décadas. O aumento dos isolados de carbapenemases assume um importante papel nas taxas de RAM. No Estado do Pará, assim como em todo o mundo, este aumento mantém curva crescente e foi alavancado pela pandemia de COVID-19, trazendo assim novos desafios no que diz respeito a assistência médica, e no estabelecimento de medidas de controle e prevenção.

Objetivo

Descrever a prevalência das carbapenemases nas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) identificadas em um Hospital Universitário referência em doenças infecciosas no ano de 2023.

Método

Estudo transversal descritivo utilizando isolados de carbapenemases identificadas em amostras processadas no ano de 2023 no Hospital Universitário. No Estado do Pará a identificação das enzimas carbapenemases é realizada pelo Laboratório Central (LACEN - PA) e encaminhada para os respectivos hospitais assistentes da rede pública.

Resultados

Em 2023, 34 isolados causadores de IRAS no hospital foram analisados pelo LACEN - PA. Nota-se que as principais carbapenemases identificadas foram a OXA-51 28% (8 casos) e OXA-23 25% (7), todas de isolados de Acinetobacter baumannii. Logo em seguida temos a NDM 21,43% (4 casos em Klebsiella pneumoniae, 1 em A. baumanni e 1 em S. marcescens), KPC 10,71% (2 casos em P. aeruginosa e 1 caso em K. pneumoniae) e SPM também 10,71% (3 casos em P. aeruginosa). Houve 1 caso de coprodução de KPC/NDM em isolado de K. pneumoniae. As metalo-beta-lactamases corresponderam a 35% das enzimas identificadas, correspondendo a mais de um terço das infecções por bactérias produtoras destas betalactamases.

Conclusão

A identificação de infecções causadas por metalo-beta-lactamases denota a importância e necessidade do uso de agentes antimicrobianos com ação nesses microorganismos, a fim de melhorar desfecho clínico, diminuir morbimortalidade, tempo de internação e custos hospitalares. Os impactos gerados em decorrência do aumento da RAM traz a necessidade de medidas urgente e importantes, como a criação de novos antimicrobianos para o melhor enfrentamento na RAM.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools