Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-173 - EMERGÊNCIA DE UMA LINHAGEM DE ACINETOBACTER BAUMANNII IC2/CC2 CO-PRODUTORA DE OXA-23, NDM-1 E ARMA EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DE SÃO PAULO, BRASIL
Visits
119
Amanda Yaeko Yamada, Jussimara Monteiro Nurmberger, Fernanda Inoue, Ana Paula Lobo, Cinara Rodrigues Oliveira, Leandro de Lane Moraes, Sérgio Tufik, Simone Quental, Hercília Borges, Carlos Henrique Camargo
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Acinetobacter baumannii (Acb) é uma das principais bactérias associadas às infecções relacionadas à assistência à saúde, com potencial para aquisição de genes de resistência aos antimicrobianos. Durante a pandemia de COVID-19, houve aumento das taxas de isolamento de Acb, e detecção de isolados do clone IC2/CC2, que apresenta grande sucesso evolutivo e adaptativo, antes não circulante no Brasil.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é reportar a emergência de uma linhagem de Acb do clone IC2/CC2 co-produtor de OXA-23:NDM-1:ArmA em um hospital público de São Paulo, SP.

Método

Rotineiramente, os isolados recebidos no Instituto Adolfo Lutz são identificados por MALDI-TOF, e submetidos a PCR para identificação do complexo clonal, pesquisa de genes de resistência aos carbapenêmicos (OXAs, KPC e NDM) e análise do perfil clonal por tipagem molecular (PFGE). Para este estudo, um isolado representativo foi selecionado para teste de sensibilidade aos antimicrobianos e sequenciamento do genoma total.

Resultados

Entre 2021 e 2024, 168 isolados foram recebidos deste hospital, dos quais 52% (88/168) foram identificados como IC2/CC2 produtores de OXA-23. Destes, 19% (17/88) foram co-produtores de NDM. A análise do perfil clonal destes 17 isolados mostrou alta similaridade (> 87%) entre eles. O isolado selecionado para realização do teste de sensibilidade aos antimicrobianos foi classificado como multidroga resistente (MDR). Análises do resistoma demostraram a presença de genes codificadores para carbapenemases (blaOXA-23 e blaNDM-1), para enzimas modificadoras de aminoglicosídeos (aph(6)-Id, aph(3’)-VI) e para a 16S rRNA metiltransferase (armA), que confere alto grau de resistência a aminoglicosideos. O isolado foi tipado como ST218:KL7:OCL1. A filogenia realizada com outros genomas do IC2/CC2 da América do Sul identificou agrupamento com cepas de mesmo ST:KL provenientes tanto do Rio de Janeiro como de São Paulo. A transmissão hospitalar deste clone foi interrompida por meio de medidas educativas com envolvimento dos setores, e reforço a adesão às boas práticas para prevenção de infecção relacionada à assistência, com melhoria dos processos.

Conclusão

Neste estudo, reportamos a emergência e disseminação clonal de Acb IC2/CC2 MDR co-produtor de OXA-23:NDM-1:ArmA em um hospital terciário da cidade de São Paulo, reforçando a necessidade de monitoramento para aplicação de medidas de contenção de um novo patógeno resistente no ambiente hospitalar.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools