Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-129 - TENDÊNCIAS HISTÓRICAS NA PREVALÊNCIA DE LEVEDURAS RARAS ASSOCIADAS À INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA (ICSS) NO BRASIL - DADOS PRELIMINARES
Visits
77
Carolina Palamin Buonafine, Alexander Eduardo dos Santos, Regielly CR Cognialli, Valerio R. Aquino, Caroline Agnelli, Ana VA Mendes, Thais Guimarães, Teresa CT Sukiennik, Elaine C Francisco, Arnaldo L Colombo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

ICSs causadas por leveduras do gênero Candida ocorrem com alta frequência em nossos hospitais (0,33-6,51 casos por 1.000 admissões) e associam-se a altas taxas de morbidade e mortalidade. Nos últimos anos, notou-se um aumento global na prevalência de espécies raras de Candida (ERC) associadas a ICS, principalmente em pacientes hospitalizados submetidos a procedimentos invasivos, uso antimicrobianos e imunocomprometidos. Tais espécies apresentam peculiaridades de história natural, dificuldades em sua identificação e susceptibilidade a antifúngicos. A prevalência de ERC em episódios de ICSs e seu impacto clínico no Brasil tem sido pouco investigado.

Objetivo

Caracterizar a prevalência de leveduras raras em ICS documentadas em um laboratório de referência em Micologia Médica durante 2007-2023.

Método

Realizamos o levantamento de prevalência de ERC entre isolados de hemocultura encaminhados para o Laboratório Especial de Micologia, Universidade Federal de São Paulo, entre 2007-2023. Tendências históricas na prevalência de ERC foram avaliadas considerando todas as amostras de leveduras coletadas entre: 2007-2015 (P1) versus 2016-2023 (P2). Taxas de prevalência (P1vs.P2) foram comparadas por qui-quadrado. Valor de p < 0,05 foi considerado. As espécies foram selecionadas com base na identificação realizada por meios cromogênicos, sistemas comerciais ou MALDI-TOF MS.

Resultados

Ao todo, 2265 isolados (excluídos amostras repetidas) de diferentes episódios de ICS foram considerados, provenientes de 43 centros médicos de 14 unidades federativas. Como resultado, 188 isolados (8,3%) representativos de ERC foram associados a diferentes episódios de ICSs. Durante o período avaliado, houve uma manutenção nas taxas de prevalência entre os períodos considerados (P1 = 85 raras de 1062 totais, 8%; P2 = 103 raras de 1569 totais, 6,5%; p > 0,05). Ao final, encontramos isolados representantes de 20 ERC com destaque para:Candida (n = 77,40%), Meyerozyma (n = 73,38%), Clavispora (n = 20,10%).

Conclusão

Neste estudo preliminar identificamos uma taxa de prevalência de 8,3% de ERC causando episódios de ICS, taxa esta considerada superior àquelas documentadas na Ásia e Oceania.Observou-se tendência de estabilidade nas taxas nos centros médicos avaliados. No entanto, análises futuras serão realizadas. Esses dados ressaltam a relevância de estudos epidemiológicos nacionais para um melhor entendimento sobre a epidemiologia de infecções invasivas por ERC e seu impacto na prática clínica.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools