Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-127 - PIOMIOSITE POR ENTEROCOCCUS FAECALIS APÓS ADMINISTRAÇÃO DE ANABOLIZANTE EM BRAÇO DIREITO: UM CASO INCOMUM
Visits
134
Íris Ricardo Rossin, Gabriela Bridi, Laura Olipe Pereira O, Isabela Pires Marquetti, Enzo Gabriel Gambini
Centro Universitário Estácio IDOMED Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A piomiosite é uma inflamação aguda do tecido muscular caracterizada por infiltrados ricos em neutrófilos, apresentando dor, edema, fraqueza e sensibilidade. Embora a doença ser principalmente associada a infecções por Stafilococcus aureus, nem sempre esse é o patógeno causador. Enterococcus feacallis é uma bactéria gram positiva que coloniza o trato gastrointestinal, mas pode agir como patógeno oportunista causando uma variedade de infecções, não sendo comum encontrar esse patógeno na pele e no tecido muscular, sendo assim, podem ocorrer evoluções desfavoráveis com o tratamento convencional para a piomiosite. Deve-se considerar ainda, que o uso indiscriminado de anabolizante no meio esportivo tem se tornado cada vez mais frequente, porém, muitas vezes são ignorados os efeitos adversos em diversos órgãos e sistemas, inclusive os riscos de infecção e contaminação.

Objetivo

O objetivo deste relato de casos é mostrar um caso grave de piomiosote causada por E. Faecalis, enfatizando uma discussão inédita sobre a etiologia da infecção, dando o devido foco à possível contaminação de esteroides anabolizantes sem regulamentação sanitária.

Método

A revisão da literatura médica contou com pesquisas no PubMed, BVSalud e Scielo, com uma combinação dos termos 'piomiosite', ‘miosite’, 'infecção muscular', 'Enterococcus' e 'estreptococo do grupo D'.

Resultados

Relato de caso de um paciente masculino, de 24 anos, que apresentou um quadro de piomiosite por Enterococcus faecalis após a administração intramuscular de esteroides anabolizantes. A lesão acometeu o braço direito do paciente e evoluiu com formação de abscesso e necrose local. O paciente foi diagnosticado de forma clínica e laboratorial, e foi confirmada a presença do germe típico da microbiota intestinal na cultura da secreção drenada do abcesso. Dessa forma, neste relato de caso, descreve-se o isolamento do germe E. faecalis na etiologia da piomiosite, cuja relação com o uso de esteroides anabolizantes sem a devida regulamentação pode estar relacionada a contaminação prévia do produto, configurando assim a pertinência do caso.

Conclusão

Foi observado que, neste caso, o uso indiscriminado dos esteroides anabolizantes fez possível a infecção cutânea por um germe anaeróbio de origem normalmente intestinal. A autenticidade do quadro reforça a necessidade do combate ao mercado paralelo desses fármacos os quais são produzidos sem fiscalização sanitária e fornecem inúmeros riscos à saúde populacional.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools