14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoA piomiosite é uma inflamação aguda do tecido muscular caracterizada por infiltrados ricos em neutrófilos, apresentando dor, edema, fraqueza e sensibilidade. Embora a doença ser principalmente associada a infecções por Stafilococcus aureus, nem sempre esse é o patógeno causador. Enterococcus feacallis é uma bactéria gram positiva que coloniza o trato gastrointestinal, mas pode agir como patógeno oportunista causando uma variedade de infecções, não sendo comum encontrar esse patógeno na pele e no tecido muscular, sendo assim, podem ocorrer evoluções desfavoráveis com o tratamento convencional para a piomiosite. Deve-se considerar ainda, que o uso indiscriminado de anabolizante no meio esportivo tem se tornado cada vez mais frequente, porém, muitas vezes são ignorados os efeitos adversos em diversos órgãos e sistemas, inclusive os riscos de infecção e contaminação.
ObjetivoO objetivo deste relato de casos é mostrar um caso grave de piomiosote causada por E. Faecalis, enfatizando uma discussão inédita sobre a etiologia da infecção, dando o devido foco à possível contaminação de esteroides anabolizantes sem regulamentação sanitária.
MétodoA revisão da literatura médica contou com pesquisas no PubMed, BVSalud e Scielo, com uma combinação dos termos 'piomiosite', ‘miosite’, 'infecção muscular', 'Enterococcus' e 'estreptococo do grupo D'.
ResultadosRelato de caso de um paciente masculino, de 24 anos, que apresentou um quadro de piomiosite por Enterococcus faecalis após a administração intramuscular de esteroides anabolizantes. A lesão acometeu o braço direito do paciente e evoluiu com formação de abscesso e necrose local. O paciente foi diagnosticado de forma clínica e laboratorial, e foi confirmada a presença do germe típico da microbiota intestinal na cultura da secreção drenada do abcesso. Dessa forma, neste relato de caso, descreve-se o isolamento do germe E. faecalis na etiologia da piomiosite, cuja relação com o uso de esteroides anabolizantes sem a devida regulamentação pode estar relacionada a contaminação prévia do produto, configurando assim a pertinência do caso.
ConclusãoFoi observado que, neste caso, o uso indiscriminado dos esteroides anabolizantes fez possível a infecção cutânea por um germe anaeróbio de origem normalmente intestinal. A autenticidade do quadro reforça a necessidade do combate ao mercado paralelo desses fármacos os quais são produzidos sem fiscalização sanitária e fornecem inúmeros riscos à saúde populacional.