Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-126 - INCORPORAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Visits
67
Gabriel de Godoy Artiga, Bruna Negreponti Priuli, Raphael Landmann Villaverde, Elton Luiz de Almeida Filho, Lorena Marins Alvarenga, Gabriele Justino Paniago, Douglas Nascimento da Silva, Rosana Maria Barreto Colichi, Sebastião Pires Ferreira Filho
Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Botucatu, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A alfabetização científica é crucial para a transformação social em áreas de grande impacto na comunidade, como a Saúde. Para tanto, existem, atualmente, meios facilitadores da disseminação do conhecimento. Estudos apontam o potencial que as plataformas digitais possuem como ferramentas para divulgação de informações sobre as ações em Saúde e a utilização de mídias sociais para educar a população sobre questões relacionadas à infectologia, fomentando a construção do conhecimento técnico-científico de maneira democrática.

Objetivo

Promover ações educativas junto à comunidade sobre doenças infecciosas por meio da divulgação de conteúdos digitais em redes sociais. MÉTODO: Projeto de caráter extensionista com intervenções temáticas realizadas em 2023 e 2024 em escola da rede municipal de ensino de município do interior de São Paulo, com a participação de aproximadamente 120 alunos do ensino fundamental. Após as atividades educativas sobre temas de infectologia, foi gerado material com as perguntas gravadas pelos alunos, sendo respondidas por médico especialista em formato de vídeos curtos editados e publicados no Instagram®, Youtube® e TikTok®.

Resultados

Até abril/2024 foram disponibilizadas 27 gravações em uma playlist no YouTube, dentro do canal AgDC - IBB, com quase 5.000 inscritos, além da postagem nas plataformas Instagram e Tik Tok. Tal material somou mais de 949 visualizações nas três plataformas citadas.

Conclusão

A incorporação de mídias sociais na educação em saúde revela-se eficiente para a divulgação e construção coletiva do conhecimento embasado em ciência. Os resultados positivos, evidenciados pelo número de seguidores e visualizações nos vídeos postados revelam o potencial das plataformas digitais para a disseminação de conhecimento e combate às fake news.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools