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Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
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14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
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EP-125 - DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS INTERATIVOS EM INFECTOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
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Elton Luiz de Almeida Filho, Lorena Marins Alvarenga, Gabriel de Godoy Artiga, Raphael Landmann Villaverde, Bruna Negrepontis Priuli, Gabriele Justino Paniago, Douglas Nascimento da Silva, Rosana Maria Barreto Colichi, Sebastião Pires Ferreira Filho
Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
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Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

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Introdução

O ensino de saúde nas escolas está ganhando relevância, especialmente em um cenário em que a disseminação de informações falsas sobre doenças infecciosas revela-se um desafio. Desse modo, é essencial utilizar recursos didáticos eficazes para alcançar bons resultados. Tecnologias e recursos interativos são empregados para amplificar os resultados pedagógicos, reconhecendo a importância da inovação e adaptação às demandas contemporâneas. O uso de diferentes recursos didáticos ativos estimula o aprendizado ao criar um ambiente educacional dinâmico. A abordagem aumenta a participação dos alunos, facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados.

Objetivo

Desenvolver recursos didáticos interativos para ensino em saúde na área de Infectologia para alunos do ensino básico.

Método

Foram criadas atividades lúdicas voltadas para o público de ensino fundamental, utilizando aplicativos gratuitos como "Fato ou Fake" para a análise em sala de aula de afirmações sobre vacinas; Jogo da memória com informações sobre a dengue utilizando imagens disponíveis na internet. Todas as imagens foram projetadas em sala de aula permitindo a visualização e participação ativa dos alunos.

Resultados

A utilização de abordagens interativas demonstrou ser uma estratégia eficaz para o envolvimento dos alunos, com aumento no interesse em questões de infectologia, evidenciado pela alta participação nas atividades realizadas.

Conclusão

Essa abordagem, combinando saúde, metodologias ativas e tecnologia, pode servir como um modelo promissor para futuras iniciativas de ensino em saúde nas escolas.

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