14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoNos últimos anos, a circulação dos vírus da Dengue (DENV) e da Chikungunya (CHIKV) estão causando inúmeros surtos epidêmicos. No entanto, além do desafio de cuidar da população afetada isoladamente pela infecção de um dos vírus, a literatura tem provado que a coinfecção simultânea dos dois vírus ocasionam sintomas ainda mais complexos, como o caso da miocardite, tornando o diagnóstico clínico do principal autor dessa afecção um desafio ainda maior.
ObjetivoAvaliar e destacar o principal autor pela miocardite na coinfecção por DENV E CHIKV.
MétodoAvaliados os artigos que continham as palavras chaves "miocardite por coinfecção dengue e chikungunya" nas plataformas de pesquisa: GOOGLE ACADÊMICO, BVS SAÚDE E PUBMED. Considerados aqueles publicados no período de 2004 à 2024, que abordaram a presença de miocardite após a coinfecção de DENV e CHIKV vírus. Excluídos os artigos que não contemplavam o objetivo do estudo, anteriores à data mínima ou que não continham ao menos o resumo disponível.
ResultadosForam selecionados 103 artigos, dos quais 85 foram retidos. Da análise de conteúdo explicativa emergiram três temas principais: (1) para melhor direcionar o diagnóstico, a sorologia se faz importante para detectar a coinfecção, com 13 trabalhos; (2) a presença de miocardite se deve especialmente devido a presença do CHIKV, com 5 trabalhos; e, (3) as manifestações agudas do DENV são semelhantes às manifestações do CHIKV, podendo também desenvolver mazelas cardíacas, com 8 trabalhos. Totalizando os entrevistados em 2478 pacientes.
ConclusãoPara que se correlacione a presença da miocardite após a inoculação do vírus desses agentes, primordialmente se faz necessário que a coinfecção pelo CHIKV e o DENV seja confirmada através da sorologia. No entanto, mesmo com a detecção efetiva da coinfecção, em relação aos distúrbios cardíacos, é possível que a miocardite esteja relacionada a qualquer um dos vírus destacados. Todavia, já está bem definido pela literatura que, isoladamente, a miocardite é uma afecção comumente presente em pacientes infectados pelo CHIKV. Sendo assim, para que se consiga provar o real autor da miocardite após a coinfecção de DENV e CHIKV, faz se necessário estudos com maior nível de evidência e melhor detalhamento nos testes de sorologia para que se consiga ligar, de fato, a doença ao agente.