Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-090 - UM DESFECHO FATAL DA COINFECÇÃO MYCOBACTERIUM MUCOGENICUM E MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE: UM RELATO DE CASO
Visits
124
Marcela Simaro Gomes, Wdson Luis Lima Kruschewsky, Yeh Li Ho
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

As micobactérias não tuberculosas (MNT) são divididas em grupos de crescimento rápido e de crescimento lento. Mycobacterium mucogenicum é uma MNT de crescimento rápido, potencialmente associado a contaminantes ambientais, como molho de pimenta.

Objetivo

Apresentações atípicas do M. mucogenicum incluem o acometimento pulmonar em pacientes que não possuem cateteres venosos centrais ou infecções de feridas traumáticas. Ademais, a coinfecção com M. tuberculosis é pouco comum.

Método

Relatamos aqui um caso de coinfecção por M. mucogenicum e M. tuberculosis em paciente imunocompetente.

Resultados

Trata-se de um homem, 50 anos, produtor de pimenta, etilista ativo, com dois anos de evolução de dor abdominal, náuseas e vômitos, e uma semana com dispneia ao repouso, tosse seca e febre, conjuntamente com perda ponderal de 6kg em 5 meses e aumento do volume abdominal progressivo. Tomografia de tórax evidenciava micronódulos centrolobulares e imagens de "árvore em brotamento" esparsas no pulmão direito com pequeno derrame pleural, bem como volumoso derrame pleural com velamento completo do hemitórax esquerdo e atelectasia do pulmão adjacente. Em USG de abdome, sinais de hepatopatia crônica com hipertensão portal e ascite septada. Toracocentese diagnóstica e de alívio evidenciou derrame pleural exsudativo com predomínio linfomononuclear e paracentese diagnóstica com padrão de exsudato (GASA < 1,1); adenosina deaminase aumentada em ambos os exames. Identificada M. mucogenicum pelo MALDI-TOF em líquidos ascítico e pleural e hemocultura de sangue periférico. Para tratamento dessa MNT, utilizou-se amicacina, levofloxacino, linezolida e meropenem. Ao longo da internação, o paciente necessitou de toracocenteses e paracenteses de alívio, além de drenagem e decorticação pleural. Posteriormente houve a identificação de M. tuberculosis em cultura de líquido ascítico e cultura de escarro, o que levou a hipótese de ser uma coinfecção MNT e tuberculose. Apesar do tratamento direcionado, o paciente evoluiu com piora clínica progressiva, disfunção de múltiplos órgãos e óbito após três meses de internação.

Conclusão

M. mucogenicum é capaz de causar um amplo espectro de manifestações clínicas, incluindo meningite, osteomielite, peritonite, de trato respiratório e de corrente sanguínea, sendo as infecções associadas a cateter venoso central a apresentação mais comum. O caso descrito reforça a possível relação entre contaminantes ambientais e M. mucogenicum, com possibilidade de doença grave em pacientes imunocompetentes.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools