Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-049 - EFEITO DO "SAÚDE EM NOSSAS MÃOS" NA INFECÇÃO EM TRATO URINÁRIO ASSOCIADO À CATETER VESICAL DE DEMORA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO EM ARACAJU/SE
Visits
211
Giovanna Catherine Freitas Almeida, Matheus Todt Aragão, Nathalia V.B. Todt Aragão, Edson Santana Gois Filho, Kathleen Ribeiro Souza, Victor Hugo Silveira Teles, Joaldo Lima de Carvalho, Klecia Santos dos Anjos, Carlos Eduardo N. de Sales Filho, Maria Carolyne de M. Mota
Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das patologias corriqueiras na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por ser um local de internação por etiologias diversas, os pacientes ficam expostos ao uso de métodos invasivos como sondas uretrais e uso de imunossupressores que aumentam a chances de contrair microorganismos do próprio ambiente. Em Sergipe, a incidência de ITU na UTI adulta variou de 4,4 a 9,0 entre 2012 e 2021. A ITU relacionada a cateter vesical de demora é definida como uma infecção sintomática que ocorre após o uso do cateter por mais de dois dias. O uso sem indicação pode acarretar em mau prognóstico e aumentar o risco de 5-10% ao dia de contaminação bacteriana. Quando comparado com o uso intermitente esse risco cai para 3,1% e na ausência, 1,4%. A prevalência é igual para ambos os sexos, diferenciando quando surgem agravantes como doenças pré-existentes.

Objetivo

Assim, este trabalho tem como objetivo expor dados sobre a relação do uso de cateter vesical de demora e infecções do trato urinário na UTI adulto SUS de um Hospital filantrópico em Aracaju entre Maio de 2022 e Maio de 2023 após a realização do Projeto Saúde em Nossas Mãos.

Método

Foi realizado um estudo analítico, do tipo longitudinal acerca dos dados obtidos a partir da implementação do Projeto Saúde em Nossas Mãos na UTI adulto de um Hospital filantrópico, no período de maio de 2022 a maio de 2023. Foi introduzido um instrumento de coleta de dados Checklist de inserção e manutenção dos dispositivos invasivos. O projeto possuía aulas de educação permanente através das Sessões de Aprendizagem Virtual, Sessão de Imersão Virtual e Sessão de Aprendizagem Presencial e era realizado em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção e equipe da UTI. Semanalmente era realizado análise das fragilidades e definição dos pacotes de mudanças através de testes de ciclo rápido.

Resultados

Ao fazer um aparato de maio de 2022 a maio de 2023 com 2.676 pacientes ao total, não houve nenhum com infecção no trato urinário relacionado com cateter vesical de demora nos meses de maio, junho, outubro, novembro, dezembro, janeiro e abril. Ademais, no mês de agosto, houve uma grande concentração com 192 pacientes acometidos, visto que nos outros meses não citados a incidência era de 1 a 3.

Conclusão

Portanto, a implantação do projeto conseguiu reduzir o número de acometidos da UTI com infecção urinária relacionada a cateter vesical de demora na maioria dos meses neste período de um ano.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools