Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-018 - UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS SOBRE HANSENÍASE
Visits
154
Ana Caroline Freire de Sena, Amanda Albuquerque Cursino, Anna Karen Oliveira Moreira, Dimitra Shenna Barbosa U. de Miranda, Maria Clarissa dos Santos Carvalho, Marcus Antonio Lopes Malta Sobrinho, Sarah Christina Rezende do Nascimento, Samira Christina Rezende do Nascimento, Emerson Cordeiro de Melo, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes
Faculdade Medicina do Sertão, Arcoverde, PE, Brasil
Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A hanseníase é uma doença infecciosa, de caráter crônico, considerada um grande problema de saúde pública em países como o Brasil. E uma das formas de prevenção é a realização de práticas educativas em diferentes cenários. Nesse contexto, acadêmicos de medicina elaboraram uma estratégia educativa para realizar ação de prevenção sobre a hanseníase em estabelecimento de ensino.

Objetivo

Criar estratégia educativas na promoção em saúde sobre hanseníase.

Método

O grupo de acadêmico realizou encontro online para planejamento da ação e estabelecimento de metas. Houve discussão sobre materiais científicos sobre hanseníase e estratégias educativa para promoção em saúde em diferentes cenários e públicos. Foi pactuado um período para estudo e organização das atividades propostas, com divisão de tarefas e estabelecimento de um local para aplicar a estratégia escolhida.

Resultados

A estratégia elaborada pelo grupo envolveu diferentes metodologias e foi aplicada para 56 alunos do sexto ano fundamento de um estabelecimento de ensino público. Inicialmente, utilizou-se exposição dialogada, com perguntas engatadoras sobre a hanseníase estimulando a discussão sem responder as perguntas. Após houve apresentação de multimídia sobre o tema. Em seguida, organizou-se de forma paralela uma gamificação com jogos de verdadeiro ou falso e uma montagem de cartaz interativo, a partir das respostas dos alunos, sobre o tema abordado.

Conclusão

A elaboração de estratégias educativas realizada com divisão de tarefas entre os participantes permite que cada membro seja autónomo e proativo no planejamento e execução da ação. Além disso, conclui-se que a promoção de saúde sobre hanseníase utilizando diferentes estratégias educativas, de forma paralela, mostrou-se ser um importante aliado na conscientização de jovens em estabelecimentos de ensino.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools