Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐071
Full text access
ENFRENTAMENTO AO COVID‐19 EM POXORÉU ‐ MATO GROSSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
2808
Samara França Campos, Cleo Borges
Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A COVID‐19, surgiu no final de 2019 com os primeiros casos registrados na cidade de Wuhan (China). Com manejo difícil, o agente etiológico–o vírus SARS‐CoV‐2 ‐, preocupa a população mundial e já é considerado protagonista de uma das maiores pandemias da história da humanidade devido seu índice de transmissibilidade elevado, evolução do quadro clínico e número de vítimas fatais. A fácil transmissibilidade do vírus de pessoa‐pessoa tem tido como consequência a superlotação do sistema público e privado de saúde, principalmente de países subdesenvolvidos ‐ como o Brasil–o que pode culminar em um verdadeiro colapso do sistema de saúde.

Objetivo: Relatar estágio e vivência realizado na cidade de Poxoréu–MT, em Unidade de Saúde Básica Sentinela para o Combate do COVID‐19 e descrever método de triagem realizado para manejo dos pacientes na atenção primária.

Metodologia: Descrição baseada em experiências pessoais vivenciadas em Unidade de Saúde Sentinela para o COVID‐19, no município de Poxoréu–MT, através do programa “Brasil Conta Comigo”.

Discussão/Conclusão: Com uma população de um pouco mais de 15 mil pessoas, a cidade possui diversos distritos circunvizinhos. Desde o agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus–em julho/2020 ‐ as autoridades sanitárias locais estabeleceram protocolos de triagem a serem seguidos–de acordo com as diretrizes nacionais criadas pelo Ministério da Saúde–e definiram uma unidade sentinela do COVID‐19. O manejo dos pacientes consistia em orientações e triagem via telefone, associado a atendimento sob demanda, em horário comercial. A consulta era realizada com o médico da unidade, com preenchimento de ficha médica, focando nos principais sinais e sintomas da doença; porém, com abordagem ampla, com objetivo de realizar uma boa conduta. O exame laboratorial específico disponível era apenas a testagem rápida, realizada em pacientes com tempo hábil. Além disso, realizava‐se o monitoramento epidemiológico da população e as medidas terapêuticas consistiam na oferta do “Kit COVID” para os sintomáticos e orientações de isolamento.

Diante disso, o foco na atenção primária como método de triagem e atendimento sob demanda à população foi uma iniciativa crucial no enfrentamento ao novo coronavírus. Os boletins epidemiológicos, as orientações realizadas pelos profissionais de saúde e o monitoramento da população, consistiram em pilares fundamentais na diminuição de morbimortalidade da doença no município.

Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools