Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE REGISTRO E GESTÃO ELETRÔNICA DOS INDICADORES DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE ANTIMICROBIANOS EM UMA REDE DE HOSPITAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE DE UM ESTADO DO NORDESTE DO BRASIL
Visits
689
Henry Pablo Lopes Campos e Reisa,
Corresponding author
henrypabloreris@yahoo.com.br

Corresponding author.
, Antonio Gutierry Neves Dantas de Melob, Rakel Rocha Vasconcelos Carneiroa, Maria Dolores Duarte Fernandesa, Evelyne Santana Girãoa, Abel Brasil Ramos da Silvaa, Bráulio Matias de Carvalhoa, Tânia Mara Lima de Barros Araújoa, Ana Paula Matos Portoa, Luciana Pinto Bandeiraa, Aldaiza Marcos Ribeiroa, Tania Mara Silva Coelhoa
a Secretaria de Saúde do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
b Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) requer a aplicação de instrumental que favoreça agilidade, acurácia e confiabilidade do registro dos dados, dado a alto volume de informações envolvido com esses pacientes.

Objetivo

Implantar uma ferramenta de registro eletrônico para o acompanhamento farmacoterapêutico eletrônico de antimicrobianos em um Hospital Universitário de referência no Nordeste do Brasil.

Métodos

Entre 2019 a 2022 a ferramenta foi desenvolvida com as seguintes etapas: 1) reuniões técnicas entre o time PGA, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Área da Tecnologia da Informação para melhor entendimento do fluxo; 2) alinhamento dos processos de trabalho; 3) avaliação das necessidades e parâmetros a serem contemplados; 4) fase inicial de teste do protótipo do modelo; 5) treinamento dos envolvidos na tríade prescrição-emissão do parecer-dispensação e 6) divulgação e implementação do novo formato nas diversas Unidades de Internação do Hospital. Este estudo submetido ao Comitê de Ética com número de aprovação 3697674.

Resultados

Após implantação foram analisadas 5.970 fichas do PGA. O instrumento de gerenciamento de ATM eletrônico foi setorizado em quatro macro seções. Estas, foram divididas quanto aos parâmetros que avaliam os dados sociodemográficos do paciente, os clínico-terapêuticos, os microbiológicos e as intervenções do PGA/intervenções farmacêuticas. Na sessão referente aos dados sociodemográficos tem-se 10 parâmetros como o nome completo do paciente, data de nascimento, idade e prontuário. Já nas variáveis clínicas foram contempladas 13 informações, como pode-se destacar o provável diagnóstico, os antimicrobianos em uso, com sua posologia e data de início do tratamento, além da indicação do ATM. Em relação à aba eletrônica dos dados microbiológicos resultaram em campos para culturas prévias, o microrganismo isolado e o seu antibiograma. Finalmente, na etapa final das intervenções, tem-se informações como o parecer do time operacional do PGA, bem como o desfecho de cada situação clínica pelo farmacêutico clínico.

Conclusão

Portanto, entende-se que a ferramenta eletrônica de monitorização de ATM sistematizou o processo de documentação e registro. A informatização e a automação atuam como suporte estratégico para o Programa de Gerenciamento dos Antimicrobianos, otimizando os processos, armazenamento de maneira segura as informações e favorecendo o cuidado interdisciplinar.

Palavras-chave:
Gestão de Antimicrobianos Direção e Governança do Setor de Saúde Gestão em Saúde
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools