Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
EFICÁCIA DE UMA VACINA DE PROTEÍNA F PRÉ-FUSÃO DO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (RSVPREF3 OA) EM ADULTOS MAIS VELHOS COM CONDIÇÕES CARDIORRESPIRATÓRIAS COEXISTENTES
Visits
242
Lessandra Michelina,
Corresponding author
lessandra.x.michelin@gsk.com

Corresponding author.
, Veronica Hulstroma, Alberto Papib, Robert G. Feldmanc, Raffaele Antonelli-Incalzid, Katie Steenackerse, Dong-Gun Leef, Michael G. Isong, Laurence Fissettea, Marie-Pierre Davida, Céline Maréchala, Lusine Kostanyana, Marie Van der Wielena
a GSK
b St. Anna University Hospital, University of Ferrara, Ferrara, Itália
c Clinical Trials Inc., Little Rock, Estados Unidos
d Università Campus Bio-Medico di Roma, Roma, Itália
e University of Antwerp, Antuérpia, Bélgica
f Seoul St. Mary's Hospital, The Catholic University of Korea, Seoul, Coreia do Sul
g National Institute of Allergy and Infectious Diseases, National Institutes of Health, Bethesda, Estados Unidos
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Objetivos

O vírus sincicial respiratório (VSR) pode causar doença respiratória grave em adultos mais velhos com problemas cardiorrespiratórios. Em um estudo controlado por placebo de fase 3 em andamento (NCT04886596), a eficácia da vacina (VE) RSVPreF3 OA durante a primeira temporada de VSR foi de 82,6% contra doenças do trato respiratório inferior relacionadas ao VSR (RSV-LRTD), e 71,7% contra doenças respiratórias agudas relacionadas ao VSR (RSV-ARI) em adultos com ≥60 anos de idade. Apresentamos a VE em participantes com condições cardiorrespiratórias coexistentes de interesse associadas a um risco maior de desfechos graves da doença por VSR.

Métodos

Adultos com ≥60 anos foram randomizados 1:1 e receberam 1 dose de vacina RSVPreF3 OA ou placebo. A VE foi avalida contra primeiros episódios de RSV-LRTD e RSV-ARI em subgrupos de interesse específico.

Resultados

Dos 12.467 pacientes que receberam a vacina RSVPreF3 OA e 12.499 pacientes que receberam placebo, um total de 20,0% e 19,4%, respectivamente, tinham ≥ 1 condição cardiorrespiratória de interesse. As taxas de incidência de RSV-LRTD e RSV-ARI foram maiores no grupo placebo com ≥1 condição cardiorrespiratória de interesse versus aqueles sem nenhuma condição médica de interesse. A VE foi de 92,1% para prevenir RSV-LRTD, e 88,1% para RSV-ARI.

Conclusões

RSVPreF3 OA foi eficaz contra RSV-LRTD e RSV-ARI em adultos com ≥ 60 anos de idade com condições cardiorrespiratórias de interesse, sendo essa provavelmente a população que mais pode se beneficiar da proteção contra VSR. ENCORE: este é um ENCORE de um resumo apresentado na ERS 2023.

Palavras-chave:
Vacina Virus sincicial respiratório Comorbidade cardiorrespiratória
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools