XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoA telepropedêutica no atendimento a pacientes por teleconsulta refere-se à realização de exames físicos e avaliação dos sinais vitais à distância. Embora alguns exames mais complexos não possam ser realizados remotamente, existem várias técnicas e abordagens que podem ser adotadas para se obter informações essenciais durante uma consulta virtual. Este estudo tem como objetivo descrever diretrizes clínicas para realizar remotamente o exame físico de pacientes, utilizando a telepropedêutica como uma abordagem assistencial à distância.
MétodosA partir da assistência por teleconsulta, de infectologia de 3.000 pacientes, cadastrados em plataformas clínicas digitais certificadas em telessaúde, durante o período de Novembro de 2020 a Junho de 2023, foram identificados elementos de apoio para a construção de um roteiro de avaliação semiológica virtual que viabilizasse uma anamnese e exame físico por meio de videoconferência, objetivando uma melhor relação médica através de manobras assistidas pelo paciente, de forma humanizada e com um maior número de informações relevantes sobre a história clínica, sintomas e percepções individuais.
ResultadosFoi possível obter o histórico do paciente e a avaliação clínica durante as teleconsultas, já que as informações eram obtidas pela entonação da voz, expressão facial e linguagem corporal. No roteiro telepropedêutico foram identificados como relevantes na abordagem clínica dos pacientes remotamente assistidos: 1- histórico do paciente; 2- exames visuais e de audição; 3- exames respiratórios; 4 - avaliação cardiovascular; 5- avaliação neuromuscular; 6- avaliação neurológica básica; 7- exame abdominal; 8- encaminhamentos/ exames complementares. Os diagnósticos identificados incluíram Covid-19, sífilis, candidíase recorrente, herpes zoster varicela, herpes simples recorrente, aconselhamento de PREP e vacinas, toxoplasmose gestacional, micobactéria de crescimento rápido em ferida cirúrgica, osteomielite crônica, e outras infecções.
Discussão/ConclusãoA teleconsulta utilizando a telepropedêutica permite, uma assistência clínica de qualidade, além de possibilitar a ampliação de serviços de saúde, especialmente de infectologia, para pacientes em locais com limites de acesso a serviços de saúde. Quando possível, poderá se combinar o uso de dispositivos remotos para a avaliação da frequência cardíaca, eletrocardiograma e/ ou de monitoramentos, potencialmente disponíveis para os pacientes.