XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoAs tecnologias de informação proporcionam condições de interatividade e interconectividade do receptor com a informação. Nesse sentido, o projeto de extensão “Conhecendo as Infecções Fúngicas Invasivas”, que é vinculado à Universidade Federal do Ceará, surge com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as infecções fúngicas, de forma didática, por meio das mídias digitais, visando um amplo acesso ao conteúdo científico informativo e de qualidade. O objetivo deste estudo foi descrever o impacto do projeto de extensão “Conhecendo as Infecções Fúngicas Invasivas” no seu público-alvo.
MétodosPara a disseminação de informações acerca das infecções fúngicas foi utilizada a plataforma Instagram, a qual possibilita a elaboração de postagens (“posts”) contendo imagens, vídeos e áudios. Nessas postagens foram colocadas informações básicas acerca das patologias fúngicas, tais como a etiologia, epidemiologia, imunopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento. Além das postagens informativas, também foram elaborados quizzes com o intuito de testar o conhecimento do público-alvo.
ResultadosNo período de abril e julho de 2023, realizou-se sete postagens com o formato de flashcard informativo, além de 2 quizzes e 1 reels no perfil do projeto. Nos flashcards, os temas divulgados foram o antifúngico Rezafungina, aspergilose, fusariose, histoplasmose, doenças associadas aos pombos urbanos, mucormicose e cromoboblastomicose. Nos quizzes realizados, abordou-se esclarecimentos quanto à candidíase e à pneumocistose e, no reels, informou-se acerca dos micetomas. Em virtude dessas publicações, com os 674 seguidores do perfil, alcançou-se 734 contas, com 5.813 impressões atinentes aos conteúdos postados. As publicações em forma de ‘post’, foram as que alcançaram mais pessoas, desde as seguidoras do perfil (n = 486), até os que não seguem (n = 175), sendo o principal modelo usado para disseminar o conteúdo científico proposto. Contudo, a postagem feita em forma de ‘reels’ mostrou um grande potencial ao atingir um total de 235 indivíduos, sua maioria absoluta entre seguidores. Cerca de 92% dos seguidores são brasileiros, entretanto, contas de países como Argentina, Colômbia e Paraguai também foram alcançadas.
ConclusãoAs redes sociais são importantes ferramentas que podem ajudar a disseminar conteúdos sobre as patologias negligenciadas como as infecções fúngicas.