Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 242
Full text access
DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA AMPLIADA EM BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS E IMPACTO NA MORTALIDADE EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO BRASIL: CONHECENDO O INIMIGO!
Visits
1966
Jorge Luiz Nobre Rodriguesa, Henry Pablo Lopes Campos e Reisa, Júlio César Castro Silvab, Amanda Rocha de Oliveirab, Danilo Maciel Araújob, Lorena Karla Estevam da Silvab, Maria Gabrielle Oliveira e Silva Linharesb, Lucas Oliveira Limab, Michelle Verde Ramo Soaresb, Thais da Silva Moreirab, Jose Walter Brilhante Juniorb, Ana Carolina Viana de Oliveira Limab, Lívia Santiago de Paulab José Martins de Alcantara Netoa
a Hospital Universitário Walter Cantídio, Fortaleza, CE, Brasil
b Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

A disseminação de bactérias gram-negativas (BGN) de resistência ampliada representa ameaça global e aumento na mortalidade. A produção de enzimas, como as carbapenemases, mostra-se como grande desafio por limitação do arsenal terapêutico. A identificação de bactérias produtoras de carbapenemase através de testes fenotípicos, como o método de inativação de carbapenêmicos modificado (mCIM) e o método de inativação de carbapenêmicos modificado com EDTA (eCIM), é uma importante ferramenta para terapia-alvo mais racional.

Método

Estudo retrospectivo realizado de janeiro a dezembro de 2020. Para as amostras de espécimes clínicas resistentes a carbapenêmicos realizou-se o método mCIM e eCIM para a diferenciação do tipo de enzima carbapenemase. As amostras sensíveis a apenas um antimicrobiano (ATM) foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública para análise molecular do perfil do gene de resistência. A classificação de resistência ampliada foi baseada no Consenso Latinoamericano de Vigilância da Resistência. Os dados foram tabulados no banco de dados eletrônico do Programa Stewardship de Antimicrobianos (ASP) de um hospital de referência no Brasil. Para a avaliação do índice de mortalidade, foi realizada análise estatística dos dados, utilizando-se do teste qui-quadrado, empregando o valor p < 0,05 para significância estatística.

Resultados

78 pacientes acompanhados pelo ASP apresentaram BNG com ampla resistência. Realizou-se 118 testes mCIM e 68 testes eCIM. Considerando a validação do teste fenotípico eCIM apenas para enterobactérias, 50 testes eCIM não foram aplicáveis (Pseudomonas spp.), confirmado através da análise molecular por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). A cultura mais realizada foi a hemocultura (33,89%; n = 40/118) seguida de aspirado traqueal (31,36%; n = 37/118) e urocultura (17,80%; n = 21/118). Os isolados de ampla resistência foram provenientes, principalmente, da unidade de oncohematologia (27,11%, 32/118) e da UTI (20,34%, 24/118). O perfil de resistência ampliada das BNG foi de 51,69% (61/118) de Klebsiella pneumoniae, das quais 93,44% (57/61) eram XDR. Enquanto 42,37% (50/118) eram Pseudomonas spp., das quais 90% (45/50) eram XDR. Observou-se mortalidade de 46,15% (36/78) (p = 0,04).

Conclusão

Identificou-se altas taxas de mortalidade associadas a BNG de resistência ampliada. A análise desse perfil permite discutir e implementar medidas necessárias de prevenção e controle, direcionando esforços para melhoria dos desfechos.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools