Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CICLO DE MELHORIA E DESAFIOS DA REDUÇÃO DA DENSIDADE DE PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTA
Visits
661
Graziela Vittia,
Corresponding author
, Lana Rubia Canetea, Gisleine Forti Campeãob, Cinthya Rodinib, Marisa Severinob, Ariovaldo Marquesb, Hamilton Bonilhab, Jane Queirozb
a Fundação Educacional Machado de Assis, Santa Rosa, RS, Brasil
b Hospital Unimed Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A pneumonia associada à ventilação, também conhecida como PAV, é uma complicação grave que afeta pacientes hospitalizados que necessitam de suporte ventilatório. É uma infecção pulmonar adquirida durante a assistência médica, e está entre as principais causas de morbidade e mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ao redor do mundo. Diante da maior prevalência desta infecção na Unidade de terapia intensiva adulta do Hospital Unimed Piracicaba, o objetivo deste estudo foi diminuir as taxas de pneumonia associada a ventilação mecânica, através de um ciclo de melhorias.

Métodos

Estudo Retrospectivo observacional com uso da base de dados da Epimed, com a inalidade de analisar o impacto das ações de prevenção de PAV. Neste sentido, se fez necessário um levantamento das principais causas de sua ocorrência, o perfil de pacientes que desenvolve esta infecção, os principais germes presentes no resultado das culturas, verificação das práticas aplicadas no manuseio e cuidado com estes pacientes e estudo aprofundado. Foi utilizado como base de cuidado e medida de prevenção a aplicação dos itens do Bundle para prevenção de infecção.

Resultados

Foi observado durante o ano de 2022 um aumento significativo de PAV mesmo após a contenção da pandemia de COVID-19, onde foi medido a densidade de incidência de PAV com início no mês de março/2022 com 45,8 abril 25 maio 47,5 junho 37,73 julho 12,19 agosto 4,06 setembro 0 outubro 47,05 novembro 31,25 dezembro 24,39 Após o início dos treinamentos e ações com a equipe percebemos uma redução significativa sendo em janeiro/2023 17 fevereiro 11.11 março 0 abril 0 maio 0 junho 0. Foram realizados treinamentos e capacitações para a equipe de saúde, abordando as melhores práticas para prevenção da PAV e enfatizando a importância da adesão aos protocolos estabelecidos. Sendo eles: Manter cabeceira do leito elevada maior que 30° continuamente; em casos estritamente necessários, antes de baixar a cabeceira, realizar higiene brônquica com aspiração e oral com clorexidina e após solicitar fisioterapeuta para avaliação e calibração de pressão de cuff. Previamente a procedimentos, onde existia a necessidade de que a cabeceira do leito do permaneça reta por um tempo prolongado, como por exemplo banho no leito, punção de cateter central, realização de traqueostomia, entre outros o colaborador passou a realizar maior cuidado com a aspiração antes do procedimento.

Conclusão

Instituir prevenção e treinamento contínuo.

Palavras-chave:
Pneumonia associada a ventilação mecânica
Prevenção
Infecção
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools