Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-147
Open Access
BOTULISMO ALIMENTAR EM PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA: RELATO DE DOIS CASOS
Visits
1036
Aniara Gomes Araújo, Ananda Pereira, Lídia Buratinne, Bárbara Bayeh, David Vofchuk Markus, Guilherme Gringer, Frederico Amorim Marcelino, Flávia Ribeiro Machado, Gisele Sampaio Silva, Paulo Roberto Abrão Ferreira
Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O botulismo é uma síndrome neuroparalítica rara, mas potencialmente fatal, resultante da ação de uma neurotoxina elaborada pela bactéria Clostridium botulinum. Botulismo alimentar é uma das formas mais frequentes de transmissão. Além de longos períodos de internação em UTI, a mortalidade pode chegar a 8% e sequelas são frequentes.

Objetivo

Relatar dois casos graves de botulismo alimentar.

Método

Relato de caso.

Resultados

E.C.S., 47 anos, feminino, iniciou queixa de diplopia binocular na noite do dia 22/04/22, progredindo após horas com disartria, disfagia para líquidos e fraqueza de membros superiores. Desenvolveu desconforto respiratório, necessitando de intubação orotraqueal. A história foi coletada com o marido que teve quadro clínico semelhante, mas com fala preservada. Relatou o hábito vegano do casal, referindo ingestão de grão de bico de produção domiciliar - a esposa em maior quantidade, horas antes do início dos sintomas. O exame neurológico evidenciou pupilas isocóricas e fotorreagentes, com reflexos corneopalpebral e oculocefálico ausentes bilateralmente; manobra de Sanvito, com queda de membros inferiores simétrica; reflexo cutâneo plantar ausente bilateralmente; ausência de retirada a dor ou careteamento ao estímulo doloroso de extremidades. Foi feita a hipótese de botulismo e procederam com a coleta de amostras de sangue, suco gástrico e fezes para pesquisa de toxina botulínica, com confirmação diagnóstica. O caso foi notificado. A paciente recebeu soro antibotulínico. F.R.N.S.A., 47 anos, masculino, iniciou queixa de diplopia binocular às 3h da manhã do dia 23/04/22. Referia náuseas, mas negava vômitos, cefaléia e dor ocular. Relatou a ingestão de grãos de bico em conserva de fabricação própria na noite anterior. Relatou quadro similar ao da esposa, que ingeriu o mesmo alimento. Ao exame neurológico, apresentava-se vigil, consciente, com linguagem preservada, sem alterações em discurso, com oftalmoparesia e restrição de abdução de ambos os olhos, sem restrição da adução, além de restrição de olhar conjugado vertical para cima e para baixo. Apresentou instabilidade postural durante marcha em tandem. Foi feita a hipótese de botulismo e procederam com a coleta de amostras de sangue, suco gástrico e fezes para pesquisa de toxina botulínica, com confirmação diagnóstica. O caso foi notificado. O paciente recebeu soro antibotulínico.

Conclusão

Em vista da gravidade da doença, é necessário prevenir ou diagnosticar e tratar precocemente, com vistas a evitar o pior prognóstico.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools