Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
OR-33
Open Access
AUMENTO NOS NÍVEIS PLASMÁTICOS DE CCL2 E CXCL16 DURANTE A INFECÇÃO POR TOXOPLASMA GONDII EM GESTANTES BRASILEIRAS
Visits
916
Débora Nonato Miranda de Toledo, Priscilla Vilela dos Santos, Nathalia Sernizon Guimarães, Valter Ferreira de Andrade-Neto, Luiza Oliveira Perucci, André Talvani
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A toxoplasmose congênita é uma zoonose causada pelo protozoário intracelular Toxoplasma gondii e é transmitida através da placenta materna. Essa infecção pode promover o desenvolvimento de lesões subclínicas ou clínicas, como retinocoroidite, déficits neurológicos, neurocognitivos ou até mesmo induzir a morte de fetos ou recém-nascidos infectados (Wallon e Peyron, 2018). Há hipótese de que os fatores genéticos e imunológicos podem atuar de forma significativa na patogênese da toxoplasmose, mas esses mecanismos ainda não foram completamente elucidados.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo identificar as diferenças na produção plasmática dos marcadores CCL2 e CXCL16 e o efeito do T. gondii na resposta imune em mulheres com a infecção e aquelas sem contato com o parasito.

Método

Gestantes sem distinção de idade foram recrutadas para verificação de parâmetros bioquímicos e clínicos para a compreensão da epidemiologia da toxoplasmose na região de Ouro Preto/MG. Foi verificado se as mesmas fizeram os exames para determinar os níveis de anticorpos IgM e IgG específicos contra o T. gondii. A análise das concentrações plasmáticas dos marcadores foi padronizada para cada citocina, utilizando kits de ensaio imunoenzimático ELISA para CCL2 e CXCL16 de acordo com o protocolo do fabricante.

Resultados

Dentre as 131 gestantes voluntárias, 71 mulheres são soronegativas em alterações imunológicas ao T. gondii. Em 56 mulheres, os anticorpos IgM apresentaram níveis baixos (índice > 0,5 UI/ml) e o nível de IgG ultrapassou 3,0 UI/ml. Ainda, foram identificadas quatro gestantes com o diagnóstico da conversão sorológica para infecção pelo T. gondii, com detecção de aumento significativo dos níveis de anticorpos IgG específicos. Observamos que todos os marcadores apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de gestantes infectadas e não infectadas por T. gondii. Nota-se que a CCL2 (1467,2 ± 596,5 vs 1258,9 ± 487,9) e CXCL16 (683,7 ± 185,4 vs 669,5 ± 184,1), apresentam concentrações superiores quando comparado as mulheres soronegativas para o parasito.

Conclusão

A resposta imune durante a gestação mostrou-se com um perfil menos propício para o feto pelo aumento da produção plasmática de CCL2 e CXCL16. Neste sentido, é possível que algumas intervenções clínicas ou políticas possam contribuir para uma melhoria no rastreamento da doença, porém, mais estudos ainda são necessários para avaliar estes parâmetros em mulheres de diferentes variações genéticas e condições ambientais distintas.

Ag. Financiadora: CAPES.

Nr. Processo: 23467219.7.0000.5150.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools