Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE - IRASOR-44
Open Access
AUMENTO DAS TAXAS DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA POR BACTÉRIAS PRODUTORAS DE CARBAPENEMASE (KPC) EM UM HOSPITAL DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Visits
846
Helena Alvarenga Sardenberg, Ricardo de Souza Cavalcante, Gabriel Berg Almeida, Flávia Dias Alcântara Oliveira, Jessica C. Santos Prandini, Paula Hattori Tiba, Brenda Camila Reck de Oliveira, Jonas Atique Sawazaki, Sebastião Pires Ferreira Filho, Carlos Magno Castelo B. Fortaleza
Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A mensuração dos impactos da pandemia de covid-19 nas taxas de infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS) e no perfil de resistência dos germes hospitalares é um desafio atual. O uso indiscriminado de antimicrobianos, a gravidade dos pacientes internados e a sobrecarga dos serviços de saúde podem aumentar a incidência das infecções nosocomiais causadas por bactérias multidroga resistentes (MDR).

Objetivo

Avaliar as taxas de infecção de corrente sanguínea (ICS) do período pré-pandêmico (01/01/2018-29/02/2020) e do período pandêmico (01/03/2020-31/08/2021) em um hospital de ensino, identificar os germes responsáveis e comparar as densidades de incidência.

Método

Todas as hemoculturas positivas para bactérias MDR (VRE, KPC, MRSA, A. baumannii resistente a carbapenêmicos, P. aeruginosa resistente a carbapenêmicos) no período estudado foram identificadas e foram calculadas as densidades de incidência de ICS. As análises estatísticas foram realizadas através do software Epi Info (CDC).

Resultados

Identificamos um aumento da densidade de incidência de ICS no período pandêmico, se comparado ao período pré-pandêmico (0.70 × 0.48, OR 1.43 [1.14-1.79 p < 0.001]). Com relação aos germes estudados, houve aumento de densidade de incidência de ICS por bactérias produtoras de carbapenemase no período pandêmico (0.95 × 2.73, OR 2.87 [1.84-4.54 p < 0.001]), mas não houve variação estatisticamente significativa para nenhum outro germe estudado.

Conclusão

O aumento global observado das taxas de infecção de corrente sanguínea durante a pandemia pode ser entendido como um reflexo do aumento do número de pacientes graves, que utilizam dispositivos invasivos, em um cenário de superlotação dos serviços em saúde. O aumento na densidade de incidência de ICS por KPC pode estar relacionado ao uso indiscriminado de antimicrobianos, principalmente no contexto de tratamentos empíricos de pneumonias bacterianas presumidas em leitos de terapia intensiva, especialmente com carbapenêmicos.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools