Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
ASSOCIAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E RISCO DE SARCOPENIA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
Visits
367
Ana Clara Andrade Santosa,b,c, Bárbara Beserra Estrelaa,b,c, Maysa Aparecida de Oliveiraa,b,c, João Marcus da Silva Gonçalvesa,b,c, Catia de Lima Carvalhod, Clara Sandra de Araújo Sugizakia,b,c
a Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, Atenção Clínica Especializada, Modalidade Multiprofissional, Área de Concentração em Infectologia, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
b Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
c Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO), Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
d Instituto de Infectologia Emílio Ribas, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

Os avanços relacionados à terapia antirretroviral (TARV) proporcionaram aumento da expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Concomitantemente; a inflamação crônica de baixo grau, a toxicidade da TARV e a disfunção imunológica causada pela replicação viral podem causar alterações na massa muscular esquelética, com consequente comprometimento da função física, culminando no risco para sarcopenia em PVHA. A sarcopenia está associada a custos mais elevados de saúde, fragilidade com consequente comprometimento na qualidade de vida e aumento das taxas de mortalidade.

Objetivo

Tendo em vista a necessidade de estudar ferramentas aplicáveis, eficazes e acessíveis para avaliar o risco de sarcopenia, o objetivo do presente estudo foi avaliar a associação da composição corporal com o risco de sarcopenia em PVHA.

Metodologia

Estudo transversal realizado em Instituto de Infectologia Emílio Ribas, São Paulo (SP), (CAAE: 10571019.5.2001.0061). Foram incluídas pessoas vivendo com HIV/AIDS com idade ≥18 anos, de ambos os sexos, atendidas no ambulatório de nutrição. Para caracterização da amostra foram coletados dados sociodemográficos e clínicos por meio de prontuário eletrônico e questionário de pesquisa padronizado. A ferramenta "Questionário para Diagnosticar Rapidamente Sarcopenia" (SARC-F) foi utilizada para avaliar o risco de sarcopenia, com ponto de corte ≥ 4 para determinação do risco de sarcopenia. A composição corporal foi avaliada por meio da análise de impedância bioelétrica tetrapolar (BIA).

Resultados

A antropometria contemplou o índice de massa corporal (IMC), circunferência muscular do braço (CMB) e circunferência da panturrilha (CP). Para análise estatística, foi utilizado o programa STATA 14.0, foi realizada regressão linear multivariada. As variáveis de ajuste utilizadas foram sexo, idade, atividade física, tabagismo e etilismo. Foi adotado nível de significância de 5%. Foram avaliados 56 PVHA. Não foi encontrado significância estatísticas na avaliação da associação do risco de sarcopenia aos dados clínicos e antropométricos, como CD4+ (p = 0,825), carga viral (p = 0,138), tempo de diagnóstico (p = 0,260), IMC (p = 0,100), CMB (p = 0,671) e CP (p = 0,741). Mesmo após os ajustes. Quanto à composição corporal, foi observado uma associação significante do risco com a gordura corporal (p = 0,006) e insignificante mas inversamente proporcional no índice de massa muscular esquelética (= 0,090).

Conclusão

Acredita-se que os indivíduos em risco de sarcopenia ainda não haviam desenvolvido depleção muscular, tendo em vista que o risco de sarcopenia é anterior à doença em si. Dessa forma, a avaliação do risco da sarcopenia pela ferramenta SARC-F pode ser útil se combinada com outras avaliações de quantidade, qualidade muscular e função física.

Palavras-chave:
Sobreviventes de Longo Prazo ao HIV
Sarcopenia
Antropometria
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools