Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ANÁLISE DOS FATORES ASSOCIADOS À MORTALIDADE EM UMA COORTE DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM SARCOMA DE KAPOSI
Visits
232
Danilo Luiz Marques de Carvalhoa,
Corresponding author
danilomarques0@hotmail.com

Corresponding author.
, Sidnei Rana Pimentelb, Ivelise Giarollab, Cristiano Melo Gambab, Simone de Barros Tenorea,b, Paulo Roberto Abrão Ferreiraa
a Disciplina de Infectologia, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
b Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O sarcoma de Kaposi (SK) é uma das principais neoplasias malignas definidoras de aids e apresenta importante morbimortalidade, além de perda da qualidade de vida. Trata-se de uma doença associada ao herpes vírus tipo 8 (HHV8), cujo tratamento se faz, principalmente, com quimioterapia, antirretrovirais e, eventualmente, cuidados locais. Diagnósticos tardios e perda de seguimento de pessoas vivendo com HIV ainda propiciam situações de imunossupressão grave e casos de SK, em nosso meio.

Objetivo

Identificar os fatores associados à mortalidade de pessoas vivendo com HIV/AIDS e Sarcoma de Kaposi.

Métodos

Trata-se de uma análise retrospectiva de uma coorte de pacientes, regularmente atendidos no Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS de São Paulo. Os dados foram coletados através da análise de prontuários, com a avaliação dos fatores associados à mortalidade, em todos os pacientes com diagnóstico confirmado de SK, indicação de quimioterapia, e em que foi possível a avaliação do prontuário (prontuários físicos e/ou digitalizados), no período de 2004 a 2014.

Resultados

Neste estudo foram analisados 338 pacientes HIV+ com diagnóstico de Sarcoma de Kaposi. Foram observados 45 óbitos em pacientes HIV+ com Sarcoma de Kaposi. Identificou-se que a mortalidade nesses pacientes esteve independentemente associada à adesão à TARV, (p = 0,008) à observação de SK de trato digestivo alto (p = 0,006) e à classificação de Karnofsky inferior a 70 (p = 0,011).

Conclusões

As variáveis associadas à mortalidade identificadas reforçam a importância de um diagnóstico precoce de SK e adesão à TARV, evitando o aparecimento de outras doenças oportunistas além do sarcoma que aumentam a mortalidade nestes pacientes. A presença de doença visceral é um importante fator de complicação em pacientes com SK e deve ser rastreada mesmo em pacientes com lesões cutâneas sem sintomas respiratórios ou gastrointestinais.

Palavras-chave:
Sarcoma de Kaposi HIV aids Mortalidade Tratamento
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools