Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 232
Full text access
ANÁLISE DA COLONIZAÇÃO POR MICRORGANISMOS MULTIRRESISTENTES ATRAVÉS DE CULTURAS DE VIGILÂNCIA DE PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS TERCIÁRIOS DE RECIFE-PE
Visits
1391
Mizia Karla de Carvalho Martins Costa de Freitas, Jailton Lobo da Costa Lima, Viviane Mendes Nunes, Vera Lucia Do Nascimento Bezerra, Alex Mauricio Garcia Santos, Martha Maria Romeiro Figueirôa Ferreira Fonseca, Renata Vieira, Amanda de Almeida Fernandes, Francisco Montenegro de Melo
Unimed Recife, Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

Durante o período de hospitalização os pacientes podem ser colonizados por bactérias multirresistentes (MDR), necessitando de medidas de controle de disseminação desses patógenos. Entre as quais estão o desenvolvimento de programas de Stewardship, adoção de medidas de vigilância, precaução e manejo dos pacientes portadores de bactérias MDR. Diante disto, o objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar a frequência de colonização por microrganismos MDR em pacientes internados em hospitais terciários de Recife-PE no período de janeiro a agosto de 2021.

Métodos

Este é um estudo descritivo, retrospectivo, transversal no qual foram analisados os resultados de culturas de swab nasal para pesquisa de MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) e swabs retais para pesquisa de ESBL (β-lactamases de espectro ampliado), KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase e VRE (Enterococcus resistente à vancomicina). A população do estudo são os registros de pacientes que foram internados nos hospitais nas unidades de internação: clínicas cirúrgicas, médica, ortopédica, obstétrica, pediátrica Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e UTI neonatal e que foram submetidos à cultura de vigilância durante o período do internamento.

Resultados

Foram analisadas 2006 amostras, destas 1,05% (21∕2006) foram positivas para MRSA, 14,06% (282∕2006) foram positivas para ESBL, sendo as bactérias mais prevalentes produtoras desta enzima, respectivamente 41,85% (118∕282) Klebsiella pneumoniae, 27,3% (77∕282) Escherichia coli e 7,45% (21∕282) Pseudomonas aeruginosa. Em relação a enzima KPC, 11,67% (234∕2006) foram positivas, sendo as bactérias mais prevalentes produtoras desta enzima, respectivamente 50% (117∕234) Escherichia coli, 24,8% (58∕234) Pseudomonas aeruginosa e 18% (42∕234) Klebsiella pneumoniae. Em relação a detecção de cepas de VRE, 0,05% (10∕2006) foram positivas, sendo 60% (6∕10) Enteroccoccus faecium e 40% (4∕10) Enteroccoccus faecalis.

Conclusão

Estudo fica evidenciado a maior prevalência de cepas produtoras de ESBL e KPC. A colonização por estes microrganismos MDR está associada com a terapia antimicrobiana empregada durante o período de internamento dos pacientes, a obtenção destes dados é fundamental para implementação de programas de Stewardship, adoção de medidas de vigilância, precaução e manejo dos pacientes portadores de bactérias MDR, uso racional de antimicrobianos e treinamento da equipe multiprofissional de saúde.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools