XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoInfecções pelo vírus Chikungunya (CHIKV) podem frequentemente resultar no desenvolvimento de Doença Articular Inflamatória Crônica pós-Chikungunya (pCHIKV-CIJD). Essa condição gera impactos na qualidade de vida dos pacientes e nos gastos com a saúde pública. Neste estudo, visamos identificar mecanismos moleculares precocemente envolvidos na evolução para pCHIKV-CIJD.
MétodoPacientes em fase aguda de chikungunya foram incluidos em uma coorte prospectiva e tiveram o seguimento de 90 dias. Aqueles pacientes que permaneceram com sinais clínicos de artrite e exame de imagem alterado foram considerados pCHIKV-CIJD. O RNA foi obtido do sangue total dos pacientes e foi realizado o sequenciamento de RNA total e small RNA. Foram realizadas análises de genes e microRNAs diferencialmente expressos, enriquencimento de vias, análise de módulos de coexpressão e interactoma.
ResultadosComparando os pacientes que evoluíram para pCHIKV-CIJD com aqueles que não evoluíram, nós identificamos assinaturas moleculares precocemente associadas a cronificação nas fases aguda e subaguda da doença. Essas moléculas foram principalmente associadas a alterações na regulação da resposta imune. Dentre elas, o gene LIFR, que codifica para um receptor celular envolvido em um aumento de transcrição de IL-6, encontra-se sub-expresso em pacientes pCHIKV-CIJD. LIFR foi previamente validado como um alvo de miR-98-5p, que encontra-se superexpresso nesses pacientes. Pacientes que evoluíram para doença crônica também apresentaram redução dos níveis de transcritos de importantes mediadores imunológicos como interleucinas e seus receptores, como IL-6 e IL-6R; genes associados ao recrutamento de células imunes e resposta adaptativa, como CCR2; e genes que codificam diferentes subunidades do complexo proteossoma. Além disso, esses pacientes apresentaram redução dos níveis de MMP8, LFT e DDIT4. Esses genes já foram descritos como alterados em outros tipos de artrite como osteoartrite e artrite reumatóide e parecem também ser relevantes para o desenvolvimento de pCHIKV-CIJD.
ConclusãoJuntos, nossos achados adicionam conhecimento acerca dos mecanismos moleculares precocemente envolvidos na cronificação e destacam potenciais alvos para novos estudos. Entender esses mecanismos é crucial para o desenvolvimento de terapias efetivas e intervenções para os pacientes acometidos, podendo mitigar os efeitos da doença e reduzir os impactos causados.