Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ALTERAÇÕES TRANSCRICIONAIS PRECOCEMENTE ENVOLVIDAS NA PROGRESSÃO DE PACIENTES PARA DOENÇA ARTICULAR CRÔNICA PÓS-CHIKUNGUNYA
Visits
192
Mariana Severo Ramundoa,
Corresponding author
marianasevero@gmail.com

Corresponding author.
, Guilherme Cordenonsi da Fonsecab, Alexandra L. Gerberb, Ana Paula Guimarãesb, Erika Regina Manulia, Marina Farrel Côrtesa, Geovana Maria Pereiraa, Otavio Brustolinib, Patrícia Brasilc, Helder I. Nakayad, Gláucia Paranhos-Baccalàe, Ana Tereza R. Vasconcelosb, Ester Cerdeira Sabinoa
a Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
b Laboratório Nacional de Computação Científica, Brasil
c Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
d Universidade de São Paulo (USP)/Instituto Todos Pela Saúde, São Paulo, SP, Brasil
e bioMerieux AS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Infecções pelo vírus Chikungunya (CHIKV) podem frequentemente resultar no desenvolvimento de Doença Articular Inflamatória Crônica pós-Chikungunya (pCHIKV-CIJD). Essa condição gera impactos na qualidade de vida dos pacientes e nos gastos com a saúde pública. Neste estudo, visamos identificar mecanismos moleculares precocemente envolvidos na evolução para pCHIKV-CIJD.

Método

Pacientes em fase aguda de chikungunya foram incluidos em uma coorte prospectiva e tiveram o seguimento de 90 dias. Aqueles pacientes que permaneceram com sinais clínicos de artrite e exame de imagem alterado foram considerados pCHIKV-CIJD. O RNA foi obtido do sangue total dos pacientes e foi realizado o sequenciamento de RNA total e small RNA. Foram realizadas análises de genes e microRNAs diferencialmente expressos, enriquencimento de vias, análise de módulos de coexpressão e interactoma.

Resultados

Comparando os pacientes que evoluíram para pCHIKV-CIJD com aqueles que não evoluíram, nós identificamos assinaturas moleculares precocemente associadas a cronificação nas fases aguda e subaguda da doença. Essas moléculas foram principalmente associadas a alterações na regulação da resposta imune. Dentre elas, o gene LIFR, que codifica para um receptor celular envolvido em um aumento de transcrição de IL-6, encontra-se sub-expresso em pacientes pCHIKV-CIJD. LIFR foi previamente validado como um alvo de miR-98-5p, que encontra-se superexpresso nesses pacientes. Pacientes que evoluíram para doença crônica também apresentaram redução dos níveis de transcritos de importantes mediadores imunológicos como interleucinas e seus receptores, como IL-6 e IL-6R; genes associados ao recrutamento de células imunes e resposta adaptativa, como CCR2; e genes que codificam diferentes subunidades do complexo proteossoma. Além disso, esses pacientes apresentaram redução dos níveis de MMP8, LFT e DDIT4. Esses genes já foram descritos como alterados em outros tipos de artrite como osteoartrite e artrite reumatóide e parecem também ser relevantes para o desenvolvimento de pCHIKV-CIJD.

Conclusão

Juntos, nossos achados adicionam conhecimento acerca dos mecanismos moleculares precocemente envolvidos na cronificação e destacam potenciais alvos para novos estudos. Entender esses mecanismos é crucial para o desenvolvimento de terapias efetivas e intervenções para os pacientes acometidos, podendo mitigar os efeitos da doença e reduzir os impactos causados.

Palavras-chave:
Febre Chikungunya pCHIKV-CIJD Transcriptoma CHIKV
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools