XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoA tuberculose (TB) é a doença infecciosa que mais mata no mundo. A interleucina (IL)-4 é uma das principais citocinas envolvidas em sua imunopatologia, associada à hiperinflamação. A presença do polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) rs2243250 (-589C>T) do gene IL-4 foi associada à sua elevada expressão.
ObjetivoVerificar associação entre o SNP rs2243250 de IL-4 e a susceptibilidade à TB.
MetodologiaFoi realizada uma meta-análise através do PRISMA 2020. Buscou-se estudos de tipo caso-controle publicados entre janeiro de 2006 a maio de 2023, nas bases PUBMED, SciELO, LILACS e Science Direct, nos idiomas inglês, espanhol ou português. Os descritores utilizados foram: IL-4; Tuberculose; SNP; rs2243250. Os estudos foram avaliados metodologicamente através do checklist JBI. Os dados foram coletados em Junho de 2023. Nas análises estatísticas utilizou-se o software RevMan v5.4.1. Foi feita a comparação genotípica CT + TT vs. CC seguindo efeito fixo. A heterogeneidade entre os estudos foi calculada de acordo com Qui-quadrado (х2) e I2, tendo como parâmetro o Manual da Cochrane. As taxas de Odds Ratio (ORs) foram calculadas com Intervalo de Confiança - IC de 95% e o valor de significância de p ≤ 0.05. Foi feita ainda uma análise por continente e gráfico de funil para o viés de publicação.
ResultadosA amostra final abrangeu 12 estudos (somando 3075 casos e 3720 controles). Na análise global não se observou significância estatística para desenvolvimento de TB (p> 0.05). Na análise por continente, estudos da Ásia apresentaram diferenças estatísticas significativas relacionadas à ausência do SNP e proteção contra TB (p = 0.0009; OR = 0.63, 95% IC = 0.48 – 0.83), diferente da América, Europa e África (p > 0.05). A análise sugere que o continente asiático detém maior risco para TB. Segundo o NCBI, há uma alta frequência relativa do alelo mutante (T) nessas populações (varia de 72% a 79%). Não foi encontrada alta heterogeneidade ou viés de publicação significativo.
ConclusãoFoi encontrada associação no continente asiático, onde uma alta prevalência do alelo mutante (T) sugere maior risco de infecção, podendo também estar relacionado à alta expressão da citocina mediada pela ação deste SNP. Necessita-se de mais estudos epidemiológicos nos continentes para uma melhor compreensão das atribuições genéticas e ambientais entre este SNP de IL-4 e a TB.