Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
OR-24
Open Access
VACINA DE SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA (SCR) 12 MESES APÓS TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
Visits
870
Bruno Azevedo Randi, Eder Gatti Fernandes, Hermes Ryoiti Higashino, Marta Heloisa Lopes, Vanderson Geraldo Rocha, Silvia Figueiredo Costa, Ana Marli Christovam Sartori
Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A vacina de sarampo, caxumba e rubéola (SCR) usualmente é indicada pelos consensos internacionais após 24 meses do transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH). Alguns autores demonstraram que sua administração pode ser segura 12 meses pós-TCTH em pacientes que não estão em uso de medicamentos imunossupressores. Desde 2006 o Programa Nacional de Imunizações recomenda a aplicação da SCR um ano após TCTH.

Objetivo

Avaliar o tempo entre o TCTH e a primeira dose de SCR em nosso serviço e se houve algum evento adverso pós imunização.

Método

Análise retrospectiva de dados dos pacientes pós-TCTH que receberam ao menos uma dose de SCR no CRIE-HC/ FMUSP de 2017 até 2021. Foram avaliados dados clínicos e tempo entre TCTH e a vacinação. Para avaliar se houve eventos adversos, o registro dos pacientes foi cruzado com o banco de dados de eventos adversos pós-imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

Resultados

Foram identificados 82 pacientes (51 submetidos TCTH autólogo e 31 TCTH alogênico) com médida de idade de 48 anos (variando de 1-71); 57,3% eram do sexo masculino. A principal doença de base no grupo autólogo foi mieloma múltiplo (74,5%) e no grupo alogênico a leucemia mielóide aguda (32,2%). 75,6% dos pacientes foram vacinados antes de 23 meses pós-TCTH (90,1% no grupo de TCTH autólogo e 45,1% no grupo alogênico). Nenhum paciente teve evento adverso pós-imunização notificado ao CVE.

Conclusão

Nossos dados fortalecem a evidência que a vacinação com SCR antes de 24 meses de TCTH é segura.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools