Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
UTILIZAÇÃO DE MÉTODO VISUAL DE APRESENTAÇÃO DE INDICADORES DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM BELÉM – PA
Visits
219
Rômulo Pereira Santos
Corresponding author
med.romulo@gmail.com

Corresponding author.
, Ariana Santana da Silva, Lourival Rodrigues Marsola, Naiara Maia Chaves, Gabriela da Costa Justino, Mayara Pantoja Nunes, Vanessa Gomes de Lima, José de Ribamar Anderson Barros Chaves
Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivos

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa e faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA). Atende a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua história, o hospital norteou surtos e epidemias sendo a maior referência do Norte em doenças infecciosa e parasitarias. Em 2022, a instituição capacitou seus profissionais sobre a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Os métodos tradicionais de linguagem foram substituídos por uma linguagem popular, regional e de fácil entendimento. A campanha de higienização das mãos de 2022 do HUJBB teve como tema a cultura paraense e a valorização do regionalismo objetivando vincular a rotina assistencial à força cultural paraense dos colaboradores.

Métodos

Foram realizadas a elaboração e confecção de materiais educativos utilizando a linguagem coloquial da população paraense. Entre eles, cartazes, folders, quadrinhos, cartilhas, jogos interativos, certificados e rótulos para almotolias de álcool a 70%. Os cartazes e folders dos cinco momentos e da técnica de higienização das mãos foram associados às “simpatias”, gírias e aos dialetos populares paraenses, trazendo o tom descontraído para a informação. Para as almotolias de álcool a 70% foram confeccionados rótulos criativos inspirados nas tradicionais “garrafadas” encontradas no mercado do Ver-o-Peso, localizado em Belém do Pará.

Resultados

Em 2021 a adesão global de higienização das mãos foi de 23,5% e a meta para o ano era de 40%. Em 2022 a adesão mensal estava em 16,7% em setembro. As atividades educativas do projeto foram iniciadas e aplicadas nas áreas assistenciais nesse período. Foi observada melhora sustentada da adesão, alcançando 38,4% em dezembro, tendo impacto direto na adesão global do ano (30%).

Conclusão

O HUJBB trouxe a temática da linguagem paraense trabalhando com humor e leveza o principal aliado dos controladores de infecção: a higienização das mãos. Métodos criativos foram capazes de superar as adversidades estruturais que desafiam diariamente a instituição. A metodologia inspirou outra instituição local referência estadual em cardiologia a também utilizar a temática em sua campanha, iniciando um movimento cultural dentro da área da saúde que almeja não se limitar ao Estado do Pará.

Palavras-chave:
Higienização das mãos
Educação continuada álcool a 70%
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools