Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
UTILIDADE DE FLUXOGRAMA DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL NA SUSPEIÇÃO DE DIARREIA POR CLOSTRIDIOIDES DIFFICILE COMO ESTRATÉGIA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS E PRECISÃO DIAGNÓSTICA EM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DE GOIÁS
Visits
52
Lísia Gomes Martins de Moura Tomicha,b, Ana Paula Vieira de Mouraa, Giulia Chalub Santoroa, Murilo Fraga Oliveira Calábriaa, Ranyelle Carvalho do Nascimento Lopesa, Luiz Felipe Silveira Salesa
a Hospital Municipal Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
b Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

Clostridioides difficile é importante causa de diarreia associada à assistência à saúde, resultando em impacto nos custos relacionados ao tratamento e prevenção de infecções. O controle de surtos frequentemente demanda a implementação sequencial de várias medidas, incluindo o manejo adequado de antimicrobianos e a rápida identificação dos casos. Testes rápidos e precisos são essenciais para identificar casos em tempo hábil, permitindo intervenções imediatas como o isolamento de pacientes infectados e a implementação de medidas rigorosas de controle de infecção.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de um fluxograma de diagnóstico laboratorial para detecção de infecção por C. difficile (CDI).

Metodologia

No período de dez/22 a fev/24, o hospital da rede pública de saúde realizou 159 investigações laboratoriais para C. difficile em pacientes apresentando diarreia, utilizando algoritmo que incluiu o rastreamento de antígeno de glutamato desidrogenase (GDH) e toxinas A e B (TcdAB) por meio de imunocromatografia em amostras de fezes. GDH e TcdAB reagentes confirmava CDI, mas a PCR para pesquisa de C. difficile produtor de TcdAB era realizada quando havia resultados discordantes.

Resultados

Das 159 investigações, 27% (43) tiveram GDH positivo. Destes, 23% (10/43) também tiveram TcdAB positiva por imunocromatografia, sendo diagnosticada CDI. Portanto, aproximadamente 6,3% (10/159) das suspeições foram conclusivas para CDI com base em GDH e TcdAB. Dos 33 pacientes com TcdAB negativo e GDH positivo, 11 (33%) tiveram PCR detectável para TcdAB, enquanto que, dos 116 (73%) pacientes com GDH negativo, somente 1,3% (2/116) tiveram TcdAB positiva e PCR detectável. Esses achados demonstram que a PCR foi útil para identificar C. difficile em casos em que o teste TcdAB por imunocromatografia inicial foi negativo, mas o GDH foi positivo. Ao todo, confirmou-se CDI em 14% (23/159) das investigações no período.

Conclusões

Um diagnóstico preciso reduz a incidência de tratamentos desnecessários e o uso excessivo de antibióticos. O uso da PCR incrementou significativamente a porcentagem de CDI confirmada, aumentando os diagnósticos de aproximadamente 6,3% para 14%. Identificar mais casos com a PCR foi fundamental para garantir que todos os pacientes com CDI fossem diagnosticados e tratados adequadamente, assegurando que os pacientes certos recebessem a terapia correta, representando um benefício importante para a população assistida pelo hospital.

Palavras-chave:
Colite Pseudomembranosa
Diarreia
Diagnóstico
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools