Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: EDUCAÇÃO EM INFECTOLOGIAEP-041
Open Access
UMA ABORDAGEM GERAL SOBRE A COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
1225
Pedro Luis Candido de Souza Cassela, Mariana do Prado Cavenaghi, Álvaro Jungblut Fernandes, Izaías Vitor Neto Silva, Felipe Daniel Diniz dos Santos Rodrigues, Guilherme Lerner Trigo, Vanessa Palma Favaro, Kamila Beatriz Praxedes, Lívia Padovam Loni, Louise de Paula Salomão
IFMSA Brazil (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Em março de 2020, a epidemia de COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia e levou à suspensão das aulas presenciais. Desta forma, o ensino dos alunos da área da saúde se restringiu às aulas online. Em busca de combater a desinformação e capacitar a comunidade estudantil, um grupo de estudantes de medicina organizou-se para elaborar um evento que estabelecesse uma forma efetiva de aprendizagem sobre a COVID-19 pautada em evidências científicas mundiais e nacionais. A atividade a ser realizada foi definida como uma jornada, cujo título foi “COVID-19: Uma abordagem completa”. Os estudantes organizaram-se de forma autônoma em grupos menores, para executar funções como convite a palestrantes, artes visuais, relatórios e busca por patrocínios para sorteio.

Objetivo

O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências e vivências adquiridas pelos estudantes envolvidos na organização desse evento.

Método

A jornada ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020. O evento foi completamente online, sendo transmitido para o YouTube. Cada dia do evento contou com uma palestra específica, sendo que os conteúdos abordados foram os aspectos laboratoriais da Covid-19, marcadores inflamatórios, relação entre COVID-19 e obesidade, fisioterapia da reabilitação e medicina intensiva na pandemia. Ao final de cada dia do evento, era lançado um formulário de presença e ao final da última palestra foi lançado o formulário de mensuração de impacto para avaliar o conhecimento prévio e o conhecimento adquirido durante as palestras pelos inscritos.

Resultados

Ao todo, nos cinco dias de palestras, o evento atingiu 150 participantes. Destes, aproximadamente 26% eram homens e 74%, mulheres. Dos 88 participantes que responderam o formulário, 64% eram estudantes de medicina. 96,6% dos participantes responderam que o evento ajudou a esclarecer dúvidas pré-existentes relacionadas à Covid-19. Ademais, para os estudantes envolvidos na organização, a jornada promoveu o estímulo necessário para o estudo sobre a COVID-19, mas também para o desenvolvimento de soft skills, como tomada de decisões, criatividade e flexibilidade.

Conclusão

A partir dessa experiência, conclui-se que a organização de eventos extracurriculares representa importante promotor de conhecimento técnico-científico e estimula o desenvolvimento de novas habilidades importantes para a futura prática profissional.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools