Em março de 2020, a epidemia de COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia e levou à suspensão das aulas presenciais. Desta forma, o ensino dos alunos da área da saúde se restringiu às aulas online. Em busca de combater a desinformação e capacitar a comunidade estudantil, um grupo de estudantes de medicina organizou-se para elaborar um evento que estabelecesse uma forma efetiva de aprendizagem sobre a COVID-19 pautada em evidências científicas mundiais e nacionais. A atividade a ser realizada foi definida como uma jornada, cujo título foi “COVID-19: Uma abordagem completa”. Os estudantes organizaram-se de forma autônoma em grupos menores, para executar funções como convite a palestrantes, artes visuais, relatórios e busca por patrocínios para sorteio.
ObjetivoO objetivo do presente trabalho é relatar as experiências e vivências adquiridas pelos estudantes envolvidos na organização desse evento.
MétodoA jornada ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020. O evento foi completamente online, sendo transmitido para o YouTube. Cada dia do evento contou com uma palestra específica, sendo que os conteúdos abordados foram os aspectos laboratoriais da Covid-19, marcadores inflamatórios, relação entre COVID-19 e obesidade, fisioterapia da reabilitação e medicina intensiva na pandemia. Ao final de cada dia do evento, era lançado um formulário de presença e ao final da última palestra foi lançado o formulário de mensuração de impacto para avaliar o conhecimento prévio e o conhecimento adquirido durante as palestras pelos inscritos.
ResultadosAo todo, nos cinco dias de palestras, o evento atingiu 150 participantes. Destes, aproximadamente 26% eram homens e 74%, mulheres. Dos 88 participantes que responderam o formulário, 64% eram estudantes de medicina. 96,6% dos participantes responderam que o evento ajudou a esclarecer dúvidas pré-existentes relacionadas à Covid-19. Ademais, para os estudantes envolvidos na organização, a jornada promoveu o estímulo necessário para o estudo sobre a COVID-19, mas também para o desenvolvimento de soft skills, como tomada de decisões, criatividade e flexibilidade.
ConclusãoA partir dessa experiência, conclui-se que a organização de eventos extracurriculares representa importante promotor de conhecimento técnico-científico e estimula o desenvolvimento de novas habilidades importantes para a futura prática profissional.