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Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
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Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-112
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TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV
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Gilselena Kerbauy, Ana Carolina Souza Lima, Blenda Gonçalves Cabral, Giovana Ciquinato Santos, Jaqueline Dario Capobiango, Flávia Meneguetti Pieri
Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
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Introdução

A tecnologia educacional “Material Educativo sobre HIV” desenvolvida e patenteada pela Universidade Estadual de Londrina (INPI - BR 10 2020 003765 0), foi elaborada no transcorrer dos anos de 2018 e 2019, norteada por referencias nacionais e internacionais na temática de HIV/Aids.

Objetivo

O objetivo da elaboração da referida tecnologia educacional foi apoiar as atividades práticas e extensionistas dos estudantes e residentes do curso de enfermagem e medicina, durante atendimentos e ações de educação em saúde realizadas nos ambulatórios de HIV/Aids do município de Londrina-PR.

Método

Trata-se de um conjunto de peças confeccionadas em material plástico que representam a corrente sanguínea, os vírus HIV (sensíveis e resistentes ao tratamento), as células de linfócitos TCD4+, os comprimidos de antirretrovirais similares aos usados no tratamento de Pessoas Vivem com HIV e peça em círculo vazado que ilustram a ação dos antirretrovirais. As peças são utilizadas para orientação expositiva ou interativa, usadas de forma dinâmica, onde profissional de saúde e usuário manipulam as peças, tornando mais significativo o processo de educação em saúde.

Resultados

Esta tecnologia foi validada com profissionais especialistas e com público-alvo (Pessoas vivendo com HIV), e vem sendo empregada nos atendimentos dos Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) do município de Londrina-PR para promoção da educação em saúde entre pessoas que vivem com HIV. O processo educativo transmite a este público informações sobre o processo da infecção, o desenvolvimento da Aids, a ação dos antirretrovirais, o alcance da carga viral indetectável pelo uso contínuo da medicação e os riscos do desenvolvimento de resistência viral pela não adesão ao tratamento. Os profissionais de saúde, especialistas no âmbito do HIV/Aids, indicaram que a tecnologia favorece o processo de educação em saúde pelo uso de peças cujo manuseio possibilita uma abordagem interativa, didática, dialógica e humanizada. O público-alvo pontuou em seus comentários que o material é esclarecedor, didático e educativo.

Conclusão

Ferramentas que apoiam o processo de educação em saúde para pessoas vivendo com HIV, como o “Material Educativo sobre HIV”, favorecem o vínculo do paciente com o serviço de saúde, promovem o autocuidado, a adesão medicamentosa e consequentemente a qualidade de vida, contemplando os objetivos da cascata do cuidado integral às pessoas que vivem com HIV.

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The Brazilian Journal of Infectious Diseases
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