Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-112
Open Access
TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV
Visits
1324
Gilselena Kerbauy, Ana Carolina Souza Lima, Blenda Gonçalves Cabral, Giovana Ciquinato Santos, Jaqueline Dario Capobiango, Flávia Meneguetti Pieri
Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A tecnologia educacional “Material Educativo sobre HIV” desenvolvida e patenteada pela Universidade Estadual de Londrina (INPI - BR 10 2020 003765 0), foi elaborada no transcorrer dos anos de 2018 e 2019, norteada por referencias nacionais e internacionais na temática de HIV/Aids.

Objetivo

O objetivo da elaboração da referida tecnologia educacional foi apoiar as atividades práticas e extensionistas dos estudantes e residentes do curso de enfermagem e medicina, durante atendimentos e ações de educação em saúde realizadas nos ambulatórios de HIV/Aids do município de Londrina-PR.

Método

Trata-se de um conjunto de peças confeccionadas em material plástico que representam a corrente sanguínea, os vírus HIV (sensíveis e resistentes ao tratamento), as células de linfócitos TCD4+, os comprimidos de antirretrovirais similares aos usados no tratamento de Pessoas Vivem com HIV e peça em círculo vazado que ilustram a ação dos antirretrovirais. As peças são utilizadas para orientação expositiva ou interativa, usadas de forma dinâmica, onde profissional de saúde e usuário manipulam as peças, tornando mais significativo o processo de educação em saúde.

Resultados

Esta tecnologia foi validada com profissionais especialistas e com público-alvo (Pessoas vivendo com HIV), e vem sendo empregada nos atendimentos dos Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) do município de Londrina-PR para promoção da educação em saúde entre pessoas que vivem com HIV. O processo educativo transmite a este público informações sobre o processo da infecção, o desenvolvimento da Aids, a ação dos antirretrovirais, o alcance da carga viral indetectável pelo uso contínuo da medicação e os riscos do desenvolvimento de resistência viral pela não adesão ao tratamento. Os profissionais de saúde, especialistas no âmbito do HIV/Aids, indicaram que a tecnologia favorece o processo de educação em saúde pelo uso de peças cujo manuseio possibilita uma abordagem interativa, didática, dialógica e humanizada. O público-alvo pontuou em seus comentários que o material é esclarecedor, didático e educativo.

Conclusão

Ferramentas que apoiam o processo de educação em saúde para pessoas vivendo com HIV, como o “Material Educativo sobre HIV”, favorecem o vínculo do paciente com o serviço de saúde, promovem o autocuidado, a adesão medicamentosa e consequentemente a qualidade de vida, contemplando os objetivos da cascata do cuidado integral às pessoas que vivem com HIV.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools