XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoInfecções associadas aos cuidados de saúde, são uma preocupação global, principalmente quando associados a patógenos Gram-negativos multirresistentes, devido à escassez de novos antimicrobianos capazes de combatê-los. Cefiderocol (CEF) é uma nova cefalosporina, um sideróforo sua principal vantagem reside na amplitude do seu espectro que inclui bacilos Gram-negativos difíceis de tratar (DTR), como os produtores de metalo-β-lactamases em P. aeruginosa e os microrganismos do Complexo Acinetobacter baumannii (CAb) multirresistentes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o perfil de sensibilidade de Pseudomonas aeruginosa e Complexo Acinetobacter baumannii frente ao Cefiderocol.
MétodoIsolados de P. aeruginosa e CAb de hemocultura e de lavado bronco-alveolar encaminhados para exames bacteriológicos na Unidade de Microbiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de junho de 2022 a maio de 2023 foram submetidos ao teste de sensibilidade por gradiente de concentração, o resultado da concentração inibitórias mínima (CIM) para CEF foi interpretado segundo o BrCAST 2023, onde foi foi calculado o intervalo entre as CIM, bem como determinado o CIM50 e CIM90 para o antibiótico.
ResultadosA CIM para o CEF em P. aeruginosa variou de 0,064 a 1,5 g/mL e em CAb de 0,25 a 3,0 g/mL. Em P. aeruginosa as CIM50 e CIM90 de CEF foram de 0,25 e 1,5 g/mL e em CAb foram de 0,5 e 2,0 g/mL. P. aeruginosa não apresentou resistência à CEF e CAb apresentou 8,3% de resistência à CEF.
ConclusãoO cefiderocol vem se apresentando como uma alternativa para tratamento de patógenos DTR, mesmo ainda nao sendo liberado no Brasil, o monitoramento contínuo do perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, é uma ferramenta importante para apoiar o diagnóstico e detecção de cepas resistentes.