XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoSurtos de infecções relacionadas à hemodiálise podem ser comuns e associados a alta letalidade, frequentemente em decorrência de falha no tratamento da água ou nos processos assistenciais, desde a manipulação dos cateteres até a infusão de insumos utilizados no procedimento. Esse trabalho tem como objetivo relatar um surto de infecção de corrente sanguínea por Enterobacter cloclae multirresistente, relacionados a heparina contaminada, utilizada durante hemodiálise.
MétodoEstudo retrospectivo descritivo de uma série de casos de infecção de corrente sanguínea associada a hemodiálise em pacientes hospitalizados em hospital terciário em Sobral, Ceará.
ResultadoEm agosto de 2023, o Serviço de Controle de Infecção hospitalar (SCIH) de um hospital terciário identificou 04 resultados de hemoculturas de pacientes com E. cloacae Multidroga-Resistente (MDR) em curto espaço de tempo (fora do padrão habitual de isolamento). Foram revisados então todos os casos ocorridos até então, quando foram identificados 33 pacientes em hemodiálise no leito, realizada por serviço terceirizado, e com resultado semelhante em hemocultura, em 2 meses. Alguns pacientes tinham hemoculturas positivas mesmo após dias de tratamento. Os desfechos foram alta (n=17/33; 56%) ou óbito (n=14/33; 44%). Dentre as fragilidades encontradas pelo Serviço de Controle de Infecção do hospital, juntamente com a equipe técnica da Vigilância Sanitária Estadual, estavam o manuseio, acondicionamento e administração de heparina. A análise microbiológica de frascos de heparina (n=4) de diferentes lotes, preparadas por manipulação pela empresa terceirizada, também evidenciou E. cloacae MDR. Cepas isoladas de sangue (n=19) e da heparina (n=2) foram submetidas a Eletroforese em Gel de campo Pulsado (PGFE), e todas se mostraram com mesmo padrão clonal. Todos os isolados eram portadores do gene blaKPC. Foram intensificadas medidas de prevenção pelo hospital e pelos órgãos reguladores e providenciada a substituição da troca do fornecedor de heparina, com resolução do surto.
ConclusãoSurtos relacionados à hemodiálise podem ser de elevada letalidade, especialmente se causados por microrganismos multirresistentes. Heparina multidose aumenta o risco de surtos por fonte comum em hemodiálise. Nesse relato, o preparo, o fracionamento e o uso inadequados de heparina geraram uma fonte comum para um surto de infecção de corrente sanguínea por E. cloacae de difícil tratamento, com frequente desfecho letal.