Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
SÍNTESE E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO PEPTÍDEO CA-MA 2 CONTRA PORPHYROMONAS GINGIVALIS ATCC 49417
Visits
50
Eduarda Fernandes Leala, Brendda Miranda Vasconcelosb, Maria Carolina Oliveira de Arruda Brasilc, Victor Alves Carneirob, Eduardo Maffud Cillic, Esteban Nicolás Lorenzóna
a Laboratório de Pesquisas Médicas, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, GO, Brasil
b Laboratório de Biofilmes e Agentes Antimicrobianos, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Sobral, CE, Brasil
c Laboratório de Síntese de estudos de Biomoléculas, Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

A pesquisa em peptídeos antimicrobianos desempenha um papel crucial na busca por soluções inovadoras na saúde. Uma das principais motivações para essa investigação é a crescente resistência bacteriana aos antibióticos convencionais, uma preocupação global que compromete a eficácia dos tratamentos tradicionais e torna-se um importante problema de saúde pública. Entre essas moléculas, Cecropina-magainina 2 (CA-MA 2), um peptídeo híbrido sintético formado a partir da junção de outros dois peptídeos, merece atenção por demonstrar atividade antibiótica contra diferentes espécies de bactérias.

Objetivo

Sintetizar e avaliar o efeito antimicrobiano in vitro do peptídeo CA-MA 2 contra um bacilo gram-negativo anaeróbio (Porphyromonas gingivalis ATCC 49417).

Metodologia

O peptídeo CA-MA 2, foi manualmente sintetizado, a partir do método de Síntese de Peptídeos em Fase Sólida e analisado por cromatografia líquida e espectrometria de massas. O teste de microdiluição em Brain Heart Infusion Broth (BHI) foi utilizado para determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM), sendo testado em concentrações variando de 500 a 15,8 µg/ml de CA-MA 2. A Concentração Bactericida Mínima (CBM) foi avaliada a partir do plaqueamento, em triplicata, em Ágar Triptona Soja (TSA). O efeito bactericida do peptídeo de acordo com o tempo foi definido utilizando o método da curva do tempo de morte.

Resultados

CA-MA 2 apresentou atividade bacteriostática contra P. gingivalis ATCC 49417 a 125 µg/ml, e efeito bactericida a 500 µg/ml. Além disso, observou-se que o peptídeo possui atividade antibacteriana contra a P. gingivalis já nos primeiros 10 min de incubação, apresentando redução de até 2 unidade de log ainda nos primeiros 60 min de crescimento, quando comparado ao controle.

Conclusão

CA-MA 2 apresentou efeitos bacteriostático e bactericida contra um importante patógeno periodontal, P. gingivalis. Assim, o peptídeo CA-MA 2 tem potencial de ser considerado como parte da terapia futura para infecções orais, oferecendo uma alternativa diante do crescente desafio da resistência microbiana aos antibióticos.

Palavras-chave:
Peptídeos Antimicrobianos
Infecções Orais
Resistência Bacteriana
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools