Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐458
Full text access
SÍFILIS CONGÊNITA E AS DEFICIÊNCIAS NO SERVIÇO DE SAÚDE QUE CONTRIBUEM NA SUA ASCENSÃO
Visits
1855
Gabriel Vinicius Silva de Carvalho, Giovana Milla Oliveira Santos, Thais Akemi Miki, Vitoria Souza Cavalcante, Maria Clara Silva e Crispim, Giovanna Guimarães Biason, Marcella Krawczuk Meluria, Emanuelle Santiago Eufrasio, João Victor da Costa Nunes
Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, AM, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A sífilis congênita (SC) é uma doença provocada pelo Treponema pallidum e afeta principalmente crianças recém‐nascidas. A infecção comum ocorre por via transplacentária com transmissão da mãe para o feto durante o período latente da doença. A gestação durante os estágios primário e secundário comumente produz um natimorto. Na SC precoce, os achados clínicos importantes são hepatoesplenomegalia, prematuridade e lesões cutâneo‐mucosas. A SC tardia apresenta manifestações raras e resultantes da doença sistêmica precoce. Recentemente, no mundo, a taxa de SC está em declínio, contudo nas Américas, África e Região Mediterrânea Oriental demonstram aumento na prevalência de casos. Logo, apesar dos avanços no combate a sífilis congênita os resultados estão distantes da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.

Objetivo: Identificar os fatores no serviço de saúde que dificultam o controle da sífilis congênita.

Metodologia: Trata‐se de uma revisão literária integrativa que analisou artigos científicos indexados nas plataformas Scielo, Pubmed, Medline e Periódicos Capes online, e catalogados com uso dos descritores: sífilis congênita e epidemiologia. Além disso, foram utilizados Protocolos, Guias, Boletins Epidemiológicos e Cadernos do Ministério da Saúde e livros na área de microbiologia. Entre os artigos, foram escolhidos aqueles entre 2016 e 2020 e com linguagem em português e inglês excluindo aqueles que não demonstrassem tratar da temática referente a sífilis congênita.

Resultados: Segundo a literatura, os fatores mais relevantes para SC são a ausência e o ingresso tardio das gestantes ao companhamento pré‐natal, além da falta de tratamento e teste imediatos nos encaminhamentos. Além disso, a não adesão ao acompanhamento pré‐natal pode estar relacionado a falta de informação sobre os equipamentos de saúde disponíveis e a presença de barreiras que impossibilitam o seu acesso aos serviços de saúde. Por conseguinte, a dificuldade de identificação de manifestações clínicas maternas devido aos mínimos sinais da SC e a elevada taxa abandono do tratamento, que ocorre com aproximadamente metade das mães diagnosticadas, influencia na prevalência da patologia.

Discussão/Conclusão: A análise dos dados revela que o crescimento de casos de sífilis congênita é impulsionado pela deficitária oferta de assistência pré‐natal, insuficiente disponibilidade de testes e o deficiente rastreamento. O diagnóstico tardio e tratamento inadequado são reflexos desses fatores.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools