Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 200
Full text access
SAPROCHAETE CLAVATA ASSOCIADA A INFECÇÃO EM PACIENTE PEDIÁTRICO NO BRASIL: RELATO DE CASO COM DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA, SUSCEPTIBILIDADE ANTIFÚNGICA, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE BIOFILME
Visits
1340
Felipe Tuona, Leticia Krafta, Victoria Ribeiroa, Ana Rodriguesb, Fabio Mottab
a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil
b Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Fungos emergentes raros, como Saprochaete clavata, estão associados a doenças invasivas, alta mortalidade e surtos. Pouco se sabe sobre o perfil de S. clavata, epidemiologia, fatores de risco, tratamento, biofilmes e desfechos clínicos. Além disso, poucos dados sobre as características deste microrganismo foram relatados. O objetivo desse estudo foi descrever um novo caso de infecção grave causada por S. clavata diagnosticada em um hospital infantil de referência no Brasil, incluindo perfil de suscetibilidade a antifúngicos, caracterização do biofilme com atividade antifúngica no biofilme de S. clavata e caracterização morfológica.

Métodos

Um isolado de S. clavata, isolada de um paciente imunocomprometido de 11 anos de idade, foi caracterizado e identificado por espectrômetro de massas (MALDI-TOF), coloração de Gram e Microscopia Eletrônico de Varredura (MEV). A produção de biofilme também foi avaliada, em paralelo. com determinação de concentração inibitória mínima (CIM), teste de sensibilidade antifúngica em biofilme usando a determinação da concentração mínima de erradicação de biofilme (MBEC), quantificação de células viáveis em biofilme, e quantificação de biomassa total em biofilme. O teste U de Mann-Whitney foi usado para comparar medianas; significância estatística foi observada quando houve diferença de menos de 5% (p < 0,05).

Resultados

Colônias pequenas e médias, esbranquiçadas, farinosas, secas, com margem filamentosa, células semelhantes a leveduras com características bacilares, e foi observada a formação de biofilme, com valor de pontuação ≥ 2.000 pelo sistema MALDI-TOF. Os valores de CIM (em mg/L) foram: fluconazol: 2, voriconazol: ≤ 2, caspofungina: ≥ 8, micafungina: 2, anfotericina B: 4, flucitosina: ≤ 1 e anidulafungina: 1, enquanto a atividade antifúngica no biofilme de S. clavata foi mais expressiva ao avaliar anfotericina B. O MBEC, quantificação de células viáveis e biomassa total em biofilme mostraram redução expressiva do biofilme com anfotericina B.

Conclusões

Foi observado que a anfotericina B apresentou ação eficiente contra o biofilme de S. clavata, com um CIM valor de 4 mg/L, enquanto fluconazol e anidulafungina, apesar de apresentar valores de CIM de 2 mg/L (para ambas as drogas), não apresentou efeitos significativos contra o biofilme de S. clavata. Essas descobertas são extremamente úteis para elucidar e compreender o uso de fluconazol, anidulafungina e da anfotericina B contra o biofilme de S. clavata.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools