Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-077
Open Access
RELATO DE CASO E IMAGEM DE DOENÇA DE CHAGAS EM SISTEMA NERVOSO CENTRAL. DIAGNÓSTICO DIFÍCIL MESMO EM REGIÕES ENDÊMICAS
Visits
938
Almir Conrrado de Lima, Manuel Victor S. Inácio, Karollinne Comoretto Boza, Pedro Henrique Bordini, Natália da Costa Branco, Suana Liliam Wiechmann, Philipe Quagliato Bellinati, Walton Luiz Tedesco Jr., Priscila Audibert Nader, Zuleica Naomi Tano
Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A Doença de Chagas é considerada uma doença negligenciada. É causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi encontrada em todo o Continente Americano. A reativação da doença se manifesta por uma doença febril acompanhada por meningoencefalite e/ou miocardite. A presença de imunossupressão está associada a reativação, em transplante de rins e coração, doenças hematológicas e AIDS.

Objetivo

Relatar o caso de reativação de Chagas em sistema nervoso central em paciente imunossuprimido.

Método

Mulher 67 anos dá entrada no Pronto Socorro trazida pelo SAMU com história de convulsão tônica- clônica generalizada medicada com midazolan 5mg com melhora da convulsão, porém, manteve Glasgow de 7, sendo optado por Intubação orotraqueal. Ao exame ainda no SAMU há descrição de hemiparesia a direita. De história pregressa paciente com Aids contagem de linfócitos T Cd4+ 21 e Carva Viral 2.005.324 cópias/mL- Log 6,03. Sorologiapara Chagas Quimioluminescência reagente (Cutoff: 1,00, leitura do teste 8.82); Hemaglutinação indireta com leitura do teste: 1:160.Exame físico do Pronto Socorro médico paciente sedada com midazolan e fentanil, RASS -5, hipotensa com necessidade noradrenalina. Após discussão do caso, realizado TC de crânio e posterior coleta de líquor. A tomografia de crânio demonstrou áreas de hipoatenuação na substância branca supratentorial com predominância periventricular, não específica, comumente relacionada a microangiopatia severa. O Líquor mostrou: 16 Leucócitos/mL, com 98% de linfócitos, proteína de 105, glicose de 88 e presença de protozoário característico de Tripanossomídeo. O vídeo 1 mostra a presença do tripanossomídeo no exame direto do LCR.A paciente evoluiu para óbito no quarto dia de internação.

Resultados

A doença de Chagas no sistema nervoso central está relacionada a reativações em pacientes imunossuprimidos, principalmente em pacientes com AIDS, com a presença ou não de massa sistema nervoso central, quando presente, muitas vezes confundido com neurotoxoplasmose, com alta mortalidade. Há poucos casos descritos na literatura de reativações com pesquisa direta positiva. No caso acima descrito, a paciente não possuía imagem à tomografia de crânio, porém, à bacterioscopia do líquor foi encontrado em tripanossomídeo em movimento, como demostra o vídeo.

Conclusão

A doença de Chagas é considerada uma doença negligenciada e reemergente. É importante pensar mo diagnóstico em pacientes imunosssuprimidos e principalmente em reativações em sistema nervoso central em pacientes com AIDS.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools