Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 029
Full text access
PREVALÊNCIA DE BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS NA CAVIDADE BUCAL DE INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA PARA TRATAMENTO DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Visits
1391
Ana Albertina Araújo, Sibele Ribeiro de Oliveira, Iran Alves da Silva, Gabriela Quirino Alves, Cláudia Cristina Brainer de Oliveira Mota, Adrya Lúcia Peres
Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), Caruaru, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

O tratamento antineoplásico pode desencadear uma imunossupressão nos pacientes oncológicos, aumentando a susceptibilidade a infecções. As infecções nesses pacientes são consideradas um problema de saúde pública, desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar a prevalência de bactérias Gram-negativas na cavidade bucal de indivíduos submetidos à radioterapia para tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo, aprovado no Comitê de Ética da Associação Caruaruense de Ensino Superior (nº. 4.732.796). A coleta foi realizada em um Centro Odontológico de Caruaru-Pernambuco, entre julho e setembro de 2021. A amostragem foi do tipo não probabilística por conveniência, sendo incluídos indivíduos maiores de 18 anos em tratamento antineoplásico frente ao câncer de cabeça e pescoço. E excluídos aqueles que não possuíssem comprovação de exame histopatológico. As coletas foram realizadas com swabs estéreis na cavidade bucal, em seguida semeadas em meio de cultura MacConkey e incubados em uma estufa a 37ºC por 24 horas. Após o crescimento as colônias foram semeadas em testes de identificação bacteriana Citrato, SIM, TSI e Úreia, também foram incubadas na estufa a 37ºC por 24 horas. Já a análise da resistência bacteriana ocorreu pelo método Kirby-Bauer e orientação do BRCast - Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing, com uso dos antibióticos ceftazidima, gentamicina, levofloxacino e meropenem.

Resultados

Nove pacientes participaram do estudo, e foram isoladas bactérias da família Enterobacterales (33,3%) e Pseudomonas aeruginosa (11,11%). As Enterobacterales isoladas corresponderam as espécies Escherichia coli, Citrobacter freundii e Klebsiella pneumoniae. Quanto a resistências aos antibióticos, foram resistentes (100%) a gentamicina, (66,66%) a ceftazidima e (66,66%) ao levofloxacino e (100%) dos isolados foram sensíveis ao meropenem. Já a espécie Pseudomonas aeruginosa apresentou resistência intermediária ao seguintes antibióticos ceftazidima, levofloxacino e meropenem.

Conclusão

O grupo Enterobacterales foi o mais prevalente, seguida da Pseudomonas aeruginosa nos pacientes oncológicos. Logo, é fundamental salientar a importância da realização da análise microbiológica da cavidade bucal em pacientes em tratamento antineoplásico, sendo uma ferramenta que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools