Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DA LESÃO RENAL AGUDA (LRA) NOS PACIENTES INFECTADOS COM COVID-19
Visits
309
Yuri Leite Eloy
Corresponding author
yurieloy@hotmail.com

Corresponding author.
Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A doença renal em pacientes com COVID-19 pode se manifestar como IRA (insuficiência renal aguda), hematúria ou proteinúria e pressagia um maior risco de mortalidade. O objetivo do estudo é avaliar a prevalência da lesão renal aguda (LRA) através do escore AKI (Acute Kidney Injury) em pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 no período de abril/2020 a janeiro/2021 utilizando uma amostra de 30 pacientes adultos, identificando: pacientes com covid-19 que desenvolveram lesão renal aguda (leve, moderada e grave), presença de comorbidades que corroboram para desenvolvimento da LRA, frequência de pacientes com aumento de ureia e creatinina.

Métodos

Realizado um estudo de analítico retrospectivo através da revisão de prontuários de indivíduos adultos internados na enfermaria do Complexo Hospitalar de Doenças infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga com diagnóstico de COVID-19 leve e moderado, confirmado pela técnica RT-PCR e sorologia (IgM / IgG) com TC de Tórax com padrão vidro fosco. Os dados foram coletados e tabulados em uma planilha do Microsoft Excel e analisados no Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 24.0 para Windows. As variáveis foram analisadas por meio da estatística descritiva considerando as frequências absolutas e relativas para variáveis categóricas, e medidas de tendência central e dispersão para variáveis intervalares. Foi investigada também a possível associação entre a doença renal aguda e algumas comorbidades citadas através do teste Qui Quadrado; e, por fim, foi utilizado o teste de correlação de Pearson para avaliar a relação entre os níveis de ureia e creatinina e os níveis séricos de proteína C reativa (PCR). Ambos os testes considerando o nível de significância de 5%.

Resultados

Através dos dados obtidos, foi constatada a presença da LRA grau I em 20 (66,7%) dos pacientes, sendo 5 com fatores de risco (Hipertensão arterial sistêmica e Diabetes Mellitus) e grau III em apenas 1 (3,3%) deles. Os demais 9 (30,0%) não apresentaram alterações dos níveis de creatinina.

Conclusão

Levando-se em consideração a homogeneidade da amostra: infecção em pacientes com quadro leve a moderado, excluindo graves e críticos, perfil similar de assistência clínica e medicamentosa reforça a hipótese de mecanismos fisiopatogênicos relacionados a infecção pelo SARS-CoV-2 como: citotoxicidade direta no túbulo renal proximal e/ou inflamatória com formação de microtrombos (coagulopatia associada a COVID-19 - CAC).

Palavras-chave:
COVID-19 Lesão Renal Aguda Inflamação
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools