Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DE ISOLADOS DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE RECUPERADOS EM AMOSTRAS POST-MORTEM, NO LACEN, CEARÁ
Visits
671
Stephany Arruda Santosa,
Corresponding author
stephanyarrudas21@gmail.com

Corresponding author.
, Karene Ferreira Cavalcantea, Ana Carolina Barjud Marques Máximoa, Liana Perdigão Melloa, Rebeca Porto Rosab, Thais Magalhães de Freitasa, Enock Lee Rodrigues Bragaa, Ana Karolina Silva dos Santosa, Luís Arthur Brasil Gadelha Fariasc, Deborah Nunes de Melod, Carliane Melo Alves Melgarejoa, Clarissa Perdigão Melloe
a Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
b Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Brasil
c Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Fortaleza, CE, Brasil
d Serviço de Verificação de Óbito do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
e Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A resistência microbiana frente aos antimicrobianos é uma das maiores ameaças à saúde pública mundial na atualidade. Associada a isso, agentes comumente isolados na comunidade como o Streptococcus pneumoniae surgem como um grande desafio para saúde pública, uma vez que podem causar doença pneumocócica invasiva, tendo importância epidemiológica mundial.

Objetivo

Analisar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos frente aos isolados de Streptococcus pneumoniae recuperados em culturas microbiológicas de amostras post-mortem, no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN-CE).

Metodologia

O estudo foi composto por 22 diferentes matrizes biológicas, obtidas por necropsia no Serviço de Verificação de Óbito, e enviadas ao LACEN Ceará para cultura microbiológica no período de janeiro de 2022 a maio de 2023. Após recuperação em cultura, foram submetidas à identificação por proteômica e testado susceptibilidade aos antimicrobianos utilizando a carta AST-ST03, no sistema VITEK-2 da Biomérieux e interpretados segundo Comitê Brasileiro de Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (BrCAST), vigente. Foram testados os antimicrobianos Benzilpenicilina, Ceftriaxona e Sulfametoxazol-Trimetoprim.

Resultados

Em relação à Benzilpenicilina 31,81% (n = 7) foram resistentes, 18,18% (n = 4) sensíveis aumentando a exposição e 50,01% (n = 11), sensíveis. Com relação à Ceftriaxona, 9,09% (n = 2) foram sensíveis aumentando a exposição, 4,54% (n = 1) resistente e n = 19, sensíveis. No Sulfametoxazol-Trimetoprim, 50% (n = 11) foram resistentes, 13,6% (n = 3) sensíveis aumentando a exposição e 36,36¨ (n = 8) sensíveis. Em relação à causa mortis 72,72% (n = 16) dos indivíduos foram a óbito por pneumonia lobar e insuficiência respiratória e 18,18% (n = 4) por meningite. Das matrizes biológicas recebidas, 59,09% (n = 13) eram fragmentos de pulmão, 18,18% (n = 4) sangue, 13,6% (n = 3) fragmentos de cérebro, 9,09% (n = 2) líquor, 4,54% (n = 1) líquido pleural.

Conclusão

A resistência antimicrobiana à penicilina e a sulfametoxazol-trimetoprim, observada em um número considerável de isolados, demonstra disseminação de cepas resistentes, circulantes na comunidade, e que associada à virulência do pneumococo podem ter impactado na mortalidade da população estudada. Esses dados trazem à luz a importância de um diagnóstico e tratamento em tempo oportuno em se tratando de doença pneumocócica invasiva, de origem da comunidade.

Palavras-chave:
Streptococcus pneumoniae Doença Pneumocócica Invasiva Resistência
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools