Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PERFIL DE SENSIBILIDADE DO GÊNERO CANDIDA A ANTIFÚNGICOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Visits
217
Martha Maria Romeiro Figueiroa Ferreira Fonseca
Corresponding author
martharomeiro1962@gmail.com

Corresponding author.
, Gleice Mara Vilas Boas de Souza, Francisco Montenegro, Amanda de Almeida Fernandes
Complexo Hospitalar Unimed Recife, Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Nos últimos anos tem-se observado, principalmente no ambiente hospitalar, um aumento de infecções por Candida spp. resistentes a antifúngicos. Esta resistência tem elevado a taxa de insucesso na terapêutica contra esses agentes, causando, consequentemente, aumentos de morbidade e mortalidade. A infecção fúngica é uma preocupação crescente em ambientes hospitalares, com a Candida parapsilosis emergindo como uma das espécies mais frequentemente isoladas em hemoculturas.

Objetivos

Descrever o perfil de sensibilidade de isolados de espécies do gênero Candida a antifúngicos, com foco em fluconazol.

Metodologia

Estudo retrospectivo, realizado em um hospital de rede privada de alta complexidade no estado de Pernambuco, no período de janeiro 2022 a dezembro de 2022. Foram selecionados, a partir de isolados de hemocultura, onde houve crescimento de Candida spp. Para detecção da positividade foi utilizado o sistema automatizado BD BACTEC™ FX e para identificação precisa das amostras, foi utilizado a técnica de espectrometria de massa MALDI-TOF. A suscetibilidade aos antifúngicos foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo Sensititre Yeast One. Foram avaliados três antifúngicos (anfotericina B, micafungina e fluconazol.

Resultados

Foram isoladas 196 amostras de hemocultura, as quais foram identificadas como; 78 C. parapsilosis, 46 C. tropicalis, 40 C. albicans, 22 C. glabrata, 8 C krusei e 2 C. orthopsilosis. Quanto ao perfil de sensibilidade, elas se mostraram sensíveis aos antifúngicos testados, sendo a resistência ainda um fenômeno raro entre cepas de C. parapsilosis isoladas no hospital.

Conclusão

Este estudo destaca a prevalência de Candida parapsilosis isolada em hemoculturas e demonstra a sensibilidade de 81% ao fluconazol, um antifúngico de menor custo. Os resultados indicam que o tratamento empírico com esse agente pode ser uma estratégia eficaz para o manejo de infecções causadas por essa espécie. Esse estudo tem como objetivo fornecer informações valiosas para o tratamento, mediante o escalonamento da droga antes da obtenção dos resultados do antifungigrama.

Palavras-chave:
Candida
Testes de Sensibilidade
Microbiana fluconazol
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools