XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoNos últimos anos tem-se observado, principalmente no ambiente hospitalar, um aumento de infecções por Candida spp. resistentes a antifúngicos. Esta resistência tem elevado a taxa de insucesso na terapêutica contra esses agentes, causando, consequentemente, aumentos de morbidade e mortalidade. A infecção fúngica é uma preocupação crescente em ambientes hospitalares, com a Candida parapsilosis emergindo como uma das espécies mais frequentemente isoladas em hemoculturas.
ObjetivosDescrever o perfil de sensibilidade de isolados de espécies do gênero Candida a antifúngicos, com foco em fluconazol.
MetodologiaEstudo retrospectivo, realizado em um hospital de rede privada de alta complexidade no estado de Pernambuco, no período de janeiro 2022 a dezembro de 2022. Foram selecionados, a partir de isolados de hemocultura, onde houve crescimento de Candida spp. Para detecção da positividade foi utilizado o sistema automatizado BD BACTEC™ FX e para identificação precisa das amostras, foi utilizado a técnica de espectrometria de massa MALDI-TOF. A suscetibilidade aos antifúngicos foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo Sensititre Yeast One. Foram avaliados três antifúngicos (anfotericina B, micafungina e fluconazol.
ResultadosForam isoladas 196 amostras de hemocultura, as quais foram identificadas como; 78 C. parapsilosis, 46 C. tropicalis, 40 C. albicans, 22 C. glabrata, 8 C krusei e 2 C. orthopsilosis. Quanto ao perfil de sensibilidade, elas se mostraram sensíveis aos antifúngicos testados, sendo a resistência ainda um fenômeno raro entre cepas de C. parapsilosis isoladas no hospital.
ConclusãoEste estudo destaca a prevalência de Candida parapsilosis isolada em hemoculturas e demonstra a sensibilidade de 81% ao fluconazol, um antifúngico de menor custo. Os resultados indicam que o tratamento empírico com esse agente pode ser uma estratégia eficaz para o manejo de infecções causadas por essa espécie. Esse estudo tem como objetivo fornecer informações valiosas para o tratamento, mediante o escalonamento da droga antes da obtenção dos resultados do antifungigrama.