Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: INFECTOLOGIA CLÍNICA
Full text access
OR-29 - UTILIZAÇÃO DO FILMARRAY® NO DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: EXPERIÊNCIA EM 2.502 CASOS
Visits
74
Irineu Massaia, Daiane Salomão, Márcio Veja, Alvaro Martins, Myrna Monteiro, Maria Ivonete Santos, Maria Walter Suzuki, Marcia Pereira, Carlos Senne, Renan Domingues
Senne Liquor Diagnósticos, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

O FilmArray® meningite/encefalite é um PCR multiplex para identificação de 14 agentes de infecções do SNC, incluindo bactérias, Cryptococcus e vírus. Neste estudo, avaliamos retrospectivamente a utilidade clínica do uso deste método, em líquido cefalorraquidiano (LCR), em amostras de pacientes com suspeita de neuroinfecção.

Objetivo

Avaliar a utilidade clínica do uso do FilmArray em líquido cefalorraquidiano (LCR), em amostras de pacientes com suspeita de neuroinfecção.

Método

Avaliamos retrospectivamente dados de 2.502 amostras de líquor de pacientes com suspeita de infecção do SNC nos quais o LCR foi submetido ao FilmArray® e sua utilidade diagnóstica foi avaliada.

Resultados

888 amostras de LCR (35,5%) tiveram resultado positivo no FilmArray®. O enterovirus foi o agente mais frequente, estando presente em 539 (60,7%) das amostras positivas. 86 amostras (9,7%) foram positivas para bactérias; dentre as bactérias, o Streptococcus pneumoniae foi o agente mais comumente identificado pelo FilmArray em 35 dos casos de infecção bacteriana (40,7%). Apenas em 21 amostras destas 2502 amostras (21,4%) o agente etiológico foi identificado por outro método microbiológico além do FilmArray. Das 1614 amostras negativas ao FilmArray, um agente infeccioso foi identificado por método convencional em 4 casis, sendo eles: Micrococcus sp, Escherichia coli, Streptococcus intermedius e Pseudomonas aeruginosa. Destas 4 amostras, na primeira o LCR foi normal e nas últimas havia meningite à análise citobioquímica do LCR.

Conclusão

O FilmArray® foi capaz de identificar a etiologia da neuroinfecção nos casos em que outros métodos de identificação etiológica não revelaram o agente causador. Em apenas 3 casos de meningite o FilmArray foi negativo enquanto os exames convencionais microbiológicos foram positivos. Portanto, o FilmArray aumenta consideravelmente as chances de um diagnóstico etiológico em casos de neuroinfecção.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools