Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
OR-05 - IMPACTO DE REESTRUTURAÇÃO DE PROTOCOLO DE VANCOCINEMIA, UTILIZANDO AUC
Visits
238
Thais Lopes Santos, Odeli Nicole Encinas Sejas, Laura Batista Campos, Maikon Leal Tomé, Guilherme Scodellari Bettencour, Iza Regina Gomes Pereira, Leonardo Barbosa Rodrigues, Rosemeire Lima Lessi, Edson Abdala
Hospital Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Vancomicina possui estreito índice terapêutico, e sua ineficácia e toxicidade estão diretamente relacionadas a níveis séricos inadequados. Diretrizes publicadas em 2020 reconhecem que o uso da AUC (área sob a curva) entre 400 e 600 maximiza a eficácia clínica e minimiza o risco quando comparado à dosagem tradicional baseada no vale.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o impacto da reestruturação e implementação de Protocolo de Vancocinemia institucional, utilizando AUC e tomada de decisão pela equipe Médica e de Farmácia Clínica. Como objetivos específicos, garantir as doses corretas de ataque e manutenção, conforme peso real e AUC; garantir avaliação da AUC sempre que necessário, e consequente correção das doses quando indicada.

Método

Estudo de coorte retrospectivo, realizado em hospital privado de alta complexidade de São Paulo, com 411 leitos. Em 2018 foi criado o Protocolo de Vancocinemia, coleta somente pelo vale. Em 2023, foi proposta a elaboração e reestruturação do Protocolo institucional, considerando AUC com cálculo através do software Sanford Guide Vancomycin Calculator®, realizada apresentação do protocolo para os farmacêuticos, gestores assistenciais e lideranças, e divulgação por treinamentos internos e comunicados para equipe assistencial, ressaltando a importância da coleta em horários pré-definidos (entre 4° e 5° dose, pico e vale respectivamente). Estabeleceu-se responsabilidade do farmacêutico clínico na programação das coletas e ajuste das doses e/ou intervalos, este junto com o responsável clínico. Definiram-se os seguintes indicadores: Proporção de Prescrições Avaliadas; Proporção de Intervenções realizadas; Proporção de intervenções aceitas e Tempo para atingir AUC alvo. Neste estudo foram incluídos pacientes acima de 28 dias em tratamento com vancomicina intravenosa ≥ 48h entre setembro de 2023 a abril de 2024. Os dados foram obtidos por meio de prontuário eletrônico do serviço e estratificados através de banco de dados no Excel.

Resultados

112 casos prescritos no período, sendo 109 avaliados pelo farmacêutico clínico (97%); desses em 57 houve necessidade de intervenções farmacêuticas ao médico prescritor (52%), e dessas 51 foram aceitas pelo médico (89%). O ?t mediano para obtenção da AUC alvo foi de 2,3 dias.

Conclusão

A atualização do Protocolo de Vancocinemia utilizando AUC, mostrou-se uma ferramenta eficiente para garantir níveis séricos adequados e AUC alvo em média com 3 dias.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools