14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoO uso inadequado de antimicrobianos (ATM) é a principal causa do surgimento de microrganismos multirresistentes, um dos principais desafios mundiais em saúde pública. Nesse sentido, o farmacêutico clínico mostra-se primordial no Stewardship de Antimicrobianos, ao propor intervenções que visam promover o uso racional destes medicamentos, garantir a melhora no desfecho clínico, redução da resistência microbiana e custos hospitalares.
ObjetivoIdentificar e quantificar as intervenções farmacêuticas (IF) relacionadas à antimicrobianos em um hospital privado.
MétodoEstudo observacional retrospectivo das intervenções farmacêuticas relacionadas à ATM de pacientes hospitalizados em um hospital de grande porte, na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados de janeiro a dezembro de 2023, a partir de relatórios de intervenções da farmácia clínica, extraídos do sistema de prescrição eletrônica. Foram selecionadas apenas as IF relacionadas aos antimicrobianos, bem como analisados o perfil das intervenções e adesão do corpo clínico.
ResultadosForam quantificadas 3353 intervenções farmacêuticas relacionadas a ATM, em sua maioria referentes ao tempo de tratamento, com 775 intervenções (23%), dose, com 481 (14%) e monitorização terapêutica, com 445 (13%). Referente aos principais antimicrobianos relacionados às intervenções, os antibióticos representaram 75% das intervenções, enquanto antifúngicos, antivirais e antiparasitários 15%. Os antibióticos em maior número foram a vancomicina, relacionada à 343 intervenções, teicoplanina à 275 e meropenem à 248. Em relação às outras classes, a micafungina esteve relacionada à 23 intervenções e o ganciclovir à 22. A adesão às intervenções propostas foi de 75%, com 2507 intervenções aceitas.
ConclusãoAs IF relacionadas a ATM, em especial os antibióticos, estão presentes de forma rotineira na atuação do farmacêutico clínico e a instituição conta com a alta adesão do corpo médico às intervenções propostas. As principais intervenções encontradas neste estudo expressam a relevância deste profissional no âmbito do Stewardship de Antimicrobianos, uma vez que demonstram sua atuação na redução do tempo de tratamento, otimização da dose e monitorização sérica, estratégias de extrema relevância para a minimização da resistência e garantia da eficácia terapêutica.