Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: USO DE ANTIMICROBIANOS
Full text access
OR-04 - PERFIL DAS INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NO PROGRAMA DE STEWARDSHIP DE ANTIMICROBIANOS EM UM HOSPITAL PRIVADO
Visits
207
Isabella Lemos Rosmino, Alessandra Gomes Chauvin, Tatiana Aporta Marins
Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

O uso inadequado de antimicrobianos (ATM) é a principal causa do surgimento de microrganismos multirresistentes, um dos principais desafios mundiais em saúde pública. Nesse sentido, o farmacêutico clínico mostra-se primordial no Stewardship de Antimicrobianos, ao propor intervenções que visam promover o uso racional destes medicamentos, garantir a melhora no desfecho clínico, redução da resistência microbiana e custos hospitalares.

Objetivo

Identificar e quantificar as intervenções farmacêuticas (IF) relacionadas à antimicrobianos em um hospital privado.

Método

Estudo observacional retrospectivo das intervenções farmacêuticas relacionadas à ATM de pacientes hospitalizados em um hospital de grande porte, na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados de janeiro a dezembro de 2023, a partir de relatórios de intervenções da farmácia clínica, extraídos do sistema de prescrição eletrônica. Foram selecionadas apenas as IF relacionadas aos antimicrobianos, bem como analisados o perfil das intervenções e adesão do corpo clínico.

Resultados

Foram quantificadas 3353 intervenções farmacêuticas relacionadas a ATM, em sua maioria referentes ao tempo de tratamento, com 775 intervenções (23%), dose, com 481 (14%) e monitorização terapêutica, com 445 (13%). Referente aos principais antimicrobianos relacionados às intervenções, os antibióticos representaram 75% das intervenções, enquanto antifúngicos, antivirais e antiparasitários 15%. Os antibióticos em maior número foram a vancomicina, relacionada à 343 intervenções, teicoplanina à 275 e meropenem à 248. Em relação às outras classes, a micafungina esteve relacionada à 23 intervenções e o ganciclovir à 22. A adesão às intervenções propostas foi de 75%, com 2507 intervenções aceitas.

Conclusão

As IF relacionadas a ATM, em especial os antibióticos, estão presentes de forma rotineira na atuação do farmacêutico clínico e a instituição conta com a alta adesão do corpo médico às intervenções propostas. As principais intervenções encontradas neste estudo expressam a relevância deste profissional no âmbito do Stewardship de Antimicrobianos, uma vez que demonstram sua atuação na redução do tempo de tratamento, otimização da dose e monitorização sérica, estratégias de extrema relevância para a minimização da resistência e garantia da eficácia terapêutica.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools