Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-045
Open Access
ONE HEALTH: UMA REVISÃO DA TOXOPLASMOSE COMO ZOONOSE DE INTERESSE MÉDICO E VETERINÁRIO
Visits
786
Dryelle Lopes Rodrigues, Francimar Fernandes Gomes
Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A toxoplasmose é uma zoonose parasitária de grande relevância no mundo, por acometer grande variedade de espécies. Seu controle requer a formulação de políticas de promoção de saúde que muitas vezes são difíceis de implementar. Em razão disso tem se verificado em diversos países a difusão do termo One Health que trata da integração entre a saúde humana, animal, ambiental e a adoção de políticas para o controle de enfermidades que prejudicam a coletividade.

Objetivo

Discutir aspectos da toxoplasmose quanto as medidas de prevenção, ressaltando a integração das ciências médicas e a participação do veterinário nas ações de combate sob a perspectiva do One Health.

Método

Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em pesquisa de artigos nas bases de dados Scientific Eletronic Libraty Online (Scielo), Google acadêmico e National Institute of Health (PUBMED). Também foi revisada a legislação pertinente a atuação do MV no contexto da saúde pública, sendo o levantamento feito com base no uso de palavras chave como: toxoplasmose, one health, saúde pública e SUS.

Resultados

Observou-se que o conhecimento da população sobre a atuação do MV em diferentes searas da saúde pública, como a Defesa, Vigilância e Inspeção Sanitária de Alimentos é incipiente.

Conclusão

Tal resultado se justifica pelo fato do Conselho Nacional de Saúde ter reconhecido o médico veterinário como agente promotor de saúde pública somente a partir de 1998, contrariando o disposto na lei federal no 50517/68 que trata das competências deste profissional no âmbito da saúde desde a década de 60. Outro fator que contribui para uma inadequada percepção da população sobre a atuação do MV como profissional de saúde se refere a sua formação acadêmica. Nesta revisão constatou-se que os cursos de graduação em MV predominantemente são desprovidos de disciplinas obrigatórias com especificidade na temática de saúde, o que dificulta a consolidação de uma cultura para o combate à enfermidades como a toxoplasmose. Face a isto, ressalta-se que o contato com os gatos a depender de como é estabelecido não necessariamente implica em fator de risco para adquirir esta enfermidade e que medidas educativas, devem ser instituídas no sentido de proporcionar a população uma melhor percepção das ações que devem ser tomadas para evitar os agravos que esta parasitose pode acarretar a população.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools