XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoA COVID-19 trouxe a necessidade da compreensão dos mecanismos de agressão desta doença. Iniciado em 2020, o projeto COVID-19 Patologia Estrutural e Molecular (COVPEM), realizado em parceria entre Instituto Gonçalo Moniz (IGM)-FIOCRUZ-BA e Instituto Couto Maia-BA (ICOM) tem por objetivo estudar os casos fatais de COVID-19 através de Autopsias Minimamente Invasivas (AMIs). Posteriormente, esta parceria foi ampliada para outras doenças infectocontagiosas e realização de biópsias. Os casos estudados foram, periodicamente, utilizados para a realização de Sessões Anatomoclínicas (SACs). O objetivo deste trabalho é descrever as SACs como atividade acadêmica da Residência Médica/internato, bem como refletir sobre a necessidade desta temática na formação médica.
MétodosUma equipe hospitalar multidisciplinar detecta os casos fatais de COVID-19 e outras doenças infecciosas no ICOM e solicita aos familiares, após aprovação da comissão de ética em pesquisa, a permissão das AMIs e assinatura de termos de consentimentos livres e esclarecidos. No internamento, o serviço social fornece aos responsáveis uma carta de apresentação, com apoio da diretoria da unidade e da Comissão de Ensino e Pesquisa, que menciona o histórico de trabalho desenvolvido no ICOM. Posteriormente, um patologista, realiza as AMIs/biópsias para as SACs, nas quais um residente do ICOM, um patologista do IGM e médicos especialistas/pesquisadores convidados de outras instituições brasileiras apresentam a história clínica, os aspectos anatomopatológicos e uma revisão/debates do tema, respectivamente.
ResultadosForam realizadas mais de 17 AMIs, sendo 13 de casos fatais de COVID-19. Em 2021 foram apresentadas as seguintes SACs: Clinica, Imagem e Patologia em casos de COVID-19 na Bahia, Coagulopatia Associada a COVID, Lesões Musculares na COVID-19, Lesão Renal Aguda na COVID-19. Em 2022 foi apresentado o tema Insuficiência Respiratória em Tempos de SARS-COV2. Dentre as biópsias realizadas os temas foram linfadenopatia a esclarecer e lesões de pele a esclarecer. Em 2023, das biópsias realizadas, os temas discutidos, até o momento, foram Pessoas Vivendo com HIV/AIDS apresentando lesões de pele e Sarcoma de Kaposi.
ConclusãoAs SACs promovem um ambiente de ensino e debate clínico e anatomopatológico, proporcionando aos residentes e internos uma vivência em áreas de conhecimentos da infectologia que contribuem para a formação médica baseada em evidências científicas.