Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 021
Full text access
O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODO AUTOMATIZADO PARA IDENTIFICAÇÃO E TESTE DE SUSCETIBILIDADE PARA ISOLADOS MICROBIANOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO BRASILEIRO
Visits
1346
Felipe Francisco Bondan Tuon, Victoria Ribeiro, Lais Nascimento, Larissa Esteves, Patricia Rocha, Juliette Cieslinski, Joao Telles
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

A utilização de sistema automatizado no teste de identificação e suscetibilidade pode melhorar a terapia antimicrobiana, com impacto positivo nos desfechos clínicos, diminuição da resistência bacteriana, tempo de internação, custos e mortalidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto clínico após a implementação do método automatizado para identificação e teste de suscetibilidade de isolados microbianos.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, com o objetivo de analisar os resultados antes e após o período de implantação do VITEK®2 (bioMérieux, Marcy-l’Étoile, France), em um Hospital Universitário Brasileiro. Com base nos dados do prontuário, foram incluídos neste estudo pacientes com cultura positiva de amostras clínicas de janeiro a julho de 2017 (método convencional) e de agosto a dezembro de 2017 (método automatizado). Foram avaliados dados demográficos, tempo de internação, intervalo de tempo entre a coleta e o resultado da cultura, resultado e local da cultura, perfil de suscetibilidade, concentração inibitória mínima e dados do desfecho. Na análise, foram utilizados os testes estatísticos do Qui-quadrado e o teste de Fischer. Um valor p < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados

Do total da amostra, 836 foram considerados válidos pelos critérios de inclusão, sendo 219 pacientes antes e 545 após a implantação do VITEK®2. A comparação entre os dois períodos mostrou redução de 25% do tempo para laudos de cultura, diminuição de 33,5 para 17,0 dias no momento da internação e redução da mortalidade de 44,3% para 31,0%.

Conclusões

A rápida identificação bacteriana usando os sistemas automatizados VITEK®2 forneceram acesso precoce à terapia antimicrobiana apropriada para os pacientes. Por fim, a implantação do VITEK®2 permitiu um impacto clínico positivo com redução da mortalidade, do tempo de internação, e indiretamente, e possibilidade de economia de dinheiro e recursos.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools