Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-169
Open Access
MOTIVOS ATRIBUÍDOS AO USO DE MÁSCARAS ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Visits
828
Hevelyn dos Santos da Rocha, Milena Cristina Couto Guedes, Gabriel Nascimento Santos, Maithê de Carvalho e Lemos Goulart, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Natália Maria Vieira Pereira Caldeira, Elucir Gir, Ana Cristina de Oliveira e Silva, Silmara Elaine Malaguti Toffano, Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila
Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O uso de máscaras é uma das medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde no contexto da coronavius disease (COVID-19), ao atuar como uma barreira física. Nota-se que sua prática entre os profissionais da saúde está associada à diminuição do risco de infecção, pois o ambiente de saúde é um local em que a exposição se torna maior. Os motivos atribuídos ao uso deste equipamento podem denotar percepções distintas para a prevenção da doença.

Objetivo

Avaliar os motivos atribuídos ao uso de máscaras entre profissionais de saúde durante a pandemia da COVID-19.

Método

Estudo transversal online realizado entre profissionais de saúde. Os dados foram coletados nos meses de abril e maio de 2020 e 2021 através de mídias sociais. Utilizou formulário de informações gerais e a Versão Brasileira da Reason of Using Face Mask Scale. Na análise de dados utilizou o software IBM®SPSS v.22 e o Teste T de Student e a Análise de Variância (ANOVA) entre as variáveis individuais e ter tido ou não contato com a COVID-19. O estudo atendeu aos requisitos éticos e foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com nº de parecer 3.971.512.

Resultados

Participaram 7.027 (100%) profissionais da saúde com destaque os profissionais de enfermagem (57,2%). Na avaliação da versão brasileira da Reason of Using Face Mask Scale, o escore total obtido foi de 32,7 (DP = 3,7) variando entre 21 e 43 pontos, evidenciando, em percentual, 76% de motivos atribuídos ao uso de máscaras. Para as dimensões avaliadas na escala, os motivos foram permeados pela percepção de severidade (76,2%), susceptibilidade (70%), benefícios (67,5%), barreiras (71,2%) e dicas para ação (65,6%). Na comparação de médias entre os componentes da escala e ter tido ou não contato com a COVID-19, os componentes susceptibilidade, severidade, benefícios e barreiras apresentaram diferenças estatísticas significativas (p = 0,000), aonde os profissionais que tiveram contato apresentaram maiores escores para essas dimensões da escala.

Conclusão

Os motivos atribuídos ao uso de máscaras entre os profissionais da saúde compreenderam principalmente as percepções de severidade, contudo a susceptibilidade percebida incluindo o medo de contrair a doença e percepção dos benefícios e barreiras também foram razões para o uso de máscaras. Ainda, os profissionais que tiveram contato prévio com alguém com a COVID-19 apresentaram mais motivos para sua utilização, sobretudo no que se refere à suscetibilidade, severidade, benefícios e barreiras.

Ag. Financiadora

Chamada MCTIC/CNPQ/FNDCT/MS/SCTIE/DECIT Nº07/2020.

Nr. Processo

CNPQ Nº401371/2020-4.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools