Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-109
Open Access
MONITORAMENTO DOS PADRÕES QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DURANTE A APLICAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO POR 24 HORAS EM UM AMBIENTE NÃO-HOSPITALAR
Visits
770
Dulcilena de Matos Castro e Silva, Valter Batista Duo Filho, Vanessa Ferro, Felippe Abackerli, Marcos Antônio Cyrillo
Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A dinâmica microbiológica do ar ambiente tem demonstrado necessidade de monitoramento para garantir a qualidade do ar. No Brasil, os parâmetros fundamentais são sugeridos pelos órgãos regulamentadores e vários ambientes têm sido alvo da preocupação com o controle da descontaminação e higienização. Inúmeros processos esterilizantes convencionais são empregados, como o uso de peróxido de hidrogênio (H2O2) como descontaminante químico, sendo um agente antimicrobiano eficaz, pois possui ação biocida reconhecida.

Objetivo

Verificar as alterações dos padrões químicos, microbiológicos e físicos antes, durante e depois da aerolização de H2O2 em um ambiente não-hospitalar por 24 horas.

Método

As amostras de ar foram coletadas antes, durante e depois das higienizações com H2O2 para verificar a ação e eficácia do produto, utilizando o impactador de ar MAS-100 da Merck, no total de 1000L/m3, para amostras microbiológicas; a medição dos padrões químicos e físicos foi realizada utilizando o aparelho TEMTOP 2000. O produto foi aerolizado com auxílio de um pulverizador por 5 minutos no ambiente. Após o crescimento, as UFC/m3 foram contadas e os microrganismos identificados por métodos de coloração.

Resultados

Não se observou grandes variações dos parâmetros físicos durante a aplicação de H2O2, nem mesmo alterações na concentração de CO2 e HCHO, mas as partículas inaláveis de tamanho PM2,5 e PM10 apresentaram aumento em sua taxa durante a aplicação do produto. Após uma hora, houve queda de 96,9% de PM2,5 e 97,5% de PM10, carreando provavelmente além de partículas de poeira, microrganismos presentes no ar. O H2O2 aerolizado demonstrou ação biocida para fungos e bactérias durante três horas após sua aplicação. Sob as bactérias, foi observado que o maior pico de ação surgiu nas primeiras seis horas (98,4%) com ação menos intensa até dezoito horas; já para os fungos, após as primeiras três horas, o produto tem ação seletiva, oscilando o número de UFC/m3 de acordo com os gêneros isolados. Apenas fungos hialinos permaneceram nas amostras de ar, não apresentando dificuldades em aumentar seus números no decorrer do estudo.

Conclusão

Este monitoramento auxiliou no poder de decisão sobre a aplicação do H2O2 e sua ação no ambiente, proporcionando conhecimento sobre sua dispersão e a eficácia em ambientes não-hospitalares, auxiliando na escolha do protocolo de higienização.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools